Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Cultura e Crescimento Social

Em programas e projetos desenvolvidos em seus 32 centros culturais e desportivos no Estado de São Paulo, o Sesc realiza ações nas mais diversas áreas de interesse. São iniciativas em campos como cultura, esporte, alimentação, saúde, terceira idade, turismo social e crescimento infantil.

Este empenho com a diversidade por parte do empresariado do setor de comércio de bens, serviços e turismo, responsável pela criação e administração do Sesc, orienta-se pela convicção na relevância social de investimentos em ambientes que favoreçam a convivência de diferenças.

Neste processo, a instituição privilegia, em seu intenso e variado conjunto de atividades, o encontro, a troca, a convivência e a combinação de diferenças por meio das múltiplas expressões da cultura às quais se dedica. O investimento em expressões como a literatura, incluída a poesia em sua complexidade de sentidos e formas, revela-se por meio do estímulo à leitura praticado pela instituição. Em seu processo de educação permanente, o Sesc proporciona o acesso a bibliotecas e salas de leitura, ao lado de atividades como oficinas literárias, saraus, narração de histórias, exposições e encontros com autores.

Do mesmo modo, o trabalho com o Bibliosesc (uma biblioteca volante, que se locomove até as regiões mais afastadas da Grande São Paulo) e a edição de livros pelas Edições Sesc é parte de um conjunto de atividades de educação não-formal que forjam interesses, despertam paixões e conquistam novos leitores.

Para o empresariado do comércio de bens e serviços, mantenedores do Sesc, dedicar-se ao estímulo da produção voltada às questões do espaço coletivo espelha um gesto concreto de incentivo ao desenvolvimento equilibrado e democraticamente distribuído.

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo