Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

De: Sorocaba. Para: Todos. Com carinho,

Sorocaba – em tupi-guarani significa terra, “aba”, fendida ou rasgada, “çoro”. Fundada em 15 de agosto de 1654, tornou-se eixo geoeconômico entre as regiões Norte e Sul do país, por ter uma privilegiada situação geográfica. Sede da Estrada de Ferro Sorocabana, inaugurada em 1875, e da Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, a primeira metalúrgica da América Latina, Sorocaba inicia em 1890 o seu parque industrial, o que na época deu o título à cidade de “Manchester Paulista”.

Hoje Sorocaba é a 9ª cidade do estado de São Paulo em número de habitantes e a 5ª cidade em desenvolvimento econômico, e conta com mais de setenta quilômetros de ciclovias, sendo a 2ª maior malha cicloviária do Brasil.

Quando cheguei por aqui fiquei encantada com muitas coisas que descobri. Uma cidade organizada, ruas sem buracos, com bons projetos em andamento, novos parques, ciclovia por toda uma cidade que não é nada plana, vários megaplantios, um rio, o Rio Sorocaba, no término de seu processo de despoluição.

O que senti?

Satisfação, pois eu havia mudado para uma “cidade próspera”. E esse ainda é o termo que utilizo para me referir a Sorocaba, que, aliás, neste ano inaugurou o seu Parque Tecnológico.

Sesc Sorocaba – um prédio com 29.846 m², muita luminosidade natural, charmosos recortes arquitetônicos e uma ponte estaiada imponente, com seu pilar central de concreto branco, digna daqueles filmes românticos ou de aventuras, onde cavaleiro e cavalo tomam conta da cena; além de oferecer espaços de alta qualidade para as diversas atividades e programas culturais, esportivos e de saúde, já se apresenta na cidade como um marco arquitetônico e como um ícone de sustentabilidade.

Hoje o Sesc Sorocaba está na fase final do processo de certificação ambiental LEED – Leardership in Energy and Environmental Design. Esse processo abrange todo o ciclo construtivo, do projeto ao uso do edifício, através de metas e parâmetros mensuráveis de gestão de água, eficiência energética, qualidade do ambiente interno e educação ?ambiental, sendo o paisagismo sustentável um projeto criado especificamente para esse fim. Essa certificação vem coroar a política de sustentabilidade que o Sesc SP desenvolve, desde os anos de 1980.

O que sinto?

Satisfação em participar da implantação do novo Sesc Sorocaba na “cidade próspera”. É um casamento, também, próspero.

Pessoas – durante muito tempo fomos apenas 33, agora seremos 202 colegas na equipe de trabalho. Durante todo tempo, após o fechamento da unidade provisória em função do início das obras da nova unidade, tivemos ótimas parcerias na cidade e região. Pudemos contar com espaços físicos inusitados para a realização das atividades. Durante esse mesmo tempo deixamos a comunidade de Sorocaba curiosa por tentar descobrir o que seria aquela construção, grande e diferenciada, que surgia.

Para aqueles que já conheciam os trabalhos do Sesc prevaleceu a curiosidade pela data de inauguração e sobre quais espaços estariam contemplados no novo prédio – aquele prédio que entrou no lugar da antiga unidade provisória, a famosa “Praça de eventos do Sesc”, e que havia proporcionado muito lazer para o público da cidade e da região.

Os 33 se despedem da casinha da Avenida Washington Luis e partem para o novo prédio do Sesc Sorocaba, levando apenas seus pertences de trabalho e alguns afetivos. Vivemos ótimas experiências, tanto profissional quanto interpessoal. A “pequena grande equipe” mostrou-se sempre competente sobre isso.

Estamos chegando ao novo Sesc Sorocaba, recebendo de braços abertos os novos colegas, iniciando e alinhando o trabalho e o relacionamento da “grande equipe” e, enfim, prontos para receber o tão esperado público, para que possam usufruir dos espaços, das atividades e de nosso atendimento.

O que sinto?

Satisfação por ter a oportunidade de participar e viver isto tudo, o que é, o que foi e o que virá, mas confesso: dá um friozinho na barriga.

Sejam todos bem-vindos!

Claudia de Figueiredo, educadora física, é gerente do Sesc Sorocaba


::