Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Fábulas da vida real

O BiblioSesc, programa que leva bibliotecas circulantes para bairros da Grande São Paulo, modificou a relação de milhares de pessoas com a leitura desde sua criação, em 2009. A iniciativa, que começou em Itaquera e Interlagos, ganhou, em agosto, mais dois caminhões com aproximadamente 4 mil títulos, para percorrer, a cada 15 dias, bairros de Osasco e São Caetano.

Para implementar o projeto piloto nos dois novos locais, foi necessário visitar mais de 50 pontos com o objetivo de avaliar o fluxo de pessoas e o impacto dos caminhões no trânsito. Cada unidade do Sesc São Paulo determinou o atendimento de seis bases fixas, entre escolas públicas, ONGs, creches e instituições locais.

O apoio de líderes das comunidades e o engajamento da população são essenciais na recepção dos caminhões. “Conversamos com essas lideranças comunitárias a fim de que elas ajudassem a mobilizar os moradores para a preservação do acervo. De imediato tivemos a adesão de todos no cuidado com os livros. As escolas locais também têm sido muito importantes nesse diálogo com a comunidade”, afirma a gerente-adjunto do Sesc Osasco, Patrícia Dini.

Cidadania levada a sério

Qualquer um pode participar do programa. Basta apresentar documento de identidade e comprovante de residência para obter, na hora, o cartão que dará acesso ao universo mágico da leitura. Os voluntários e a equipe do BiblioSesc se surpreendem com a participação das crianças – quinzenalmente, as filas para a devolução e o empréstimo dos livros ficam lotadas de leitores mirins ansiosos para pesquisar o acervo.

“Ao entrar no caminhão, as crianças querem manipular todos eles. Para muitos, é a primeira vez que têm acesso ao livro como objeto e à possibilidade de levá-lo para casa”, diz Patrícia. A comunidade sente-se valorizada pelo voto de confiança, já que todos os cadastrados podem adquirir dois livros. Segundo dados do programa, nunca houve sumiço de títulos, dando alta rotatividade ao acervo.

Em Itaquera e Interlagos já foram implementadas atividades paralelas à visita dos caminhões nos bairros. Performances, contação de histórias e rodas de leitura são ações que ajudam na construção da cidadania local. Em Osasco, alguns eventos também começaram a movimentar as ruas por onde passa o caminhão.

Em agosto, ocorreu a intervenção teatral O Conto em Movimento, com a Cia. Clara Rosa. Duzentos e setenta e cinco alunos da escola pública local vivenciaram as brincadeiras, cirandas e cantigas populares representadas pela contadora Clara Rosa, uma atividade que só foi realizada devido à confiança estabelecida pelas pessoas que usam a biblioteca circulante.

Construindo repertório

Os caminhões do BiblioSesc possuem grande diversidade de títulos: histórias em quadrinho, mangás, jornais e revistas semanais, literatura, livros sobre saúde e artes. Cada um constrói seu repertório literário aos poucos. Muitos usam a biblioteca para a introdução no universo dos livros. A ideia é fazer parcerias com as escolas para que os títulos estejam inclusos nas disciplinas estudantis.

“O leitor vai percorrendo um caminho de formação que ele próprio estabelece. E nosso acervo permite esse desenvolvimento”, define o assistente da Gerência de Ação Cultural (Geac) na área de literatura  Francis Manzoni. “Os caminhões se instalam e também estabelecem parcerias com instituições que trabalham com menores.”

A equipe do Sesc, junto às bibliotecárias da biblioteca circulante, também auxilia na escolha de títulos adequados para cada faixa etária. E ajudam aqueles que possuem déficits de leitura, conforme afirma Cláudia Righetti, gerente-adjunto do Sesc São Caetano. “A dificuldade de aprendizado e de leitura é mediada pela equipe do BiblioSesc.

Preparamos toda uma orientação adequada para que crianças e adultos escolham livros de acordo com seu perfil: lúdico ou mais informativo.” O BiblioSesc de São Caetano atende, além da cidade base, os municípios de Mauá e Diadema. Nessas regiões, os adolescentes são o público mais ávido por conhecimento. E a literatura e a informação têm chegado pela porta da frente a todos os interessados.

Curiosidades do universo literário

Com a implantação de mais dois caminhões no programa BiblioSesc, os números revelam curiosidades

• Em setembro, a biblioteca circulante do Sesc Osasco emprestou em dois dias de atendimento cerca de 160 livros para a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Colinas D’Oeste, no morro do Socó, e teve mais de 500 títulos consultados.

• Segundo o assistente da Gerência de Ação Cultural (Geac) na área de literatura Francis Manzoni, alguns livros mais procurados em todas as bibliotecas são: O Monge e o Executivo (Sextante, 2004), de James C. Hunter; a série Crepúsculo (Intrínseca, 2008), de Stephenie Meyer; Harry Potter (Rocco, 2000), de J. K. Rowling; Quem Mexeu no Meu Queijo (Record, 2001), de Spencer Johnson. Para ele, a procura por títulos mais comerciais é o caminho natural para que haja o desenvolvimento de uma leitura mais complexa.