Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Bon Appetit!

O inverno é a estação ideal para reunir os amigos em torno da mesa e provar comidas que deem sensação de conforto. Nessa época do ano, o metabolismo torna-se mais acelerado e o gasto energético é maior para que o organismo mantenha-se aquecido.

É por isso que aumenta a vontade de consumir alimentos ricos em gordura e carboidrato. Para manter a saúde em dia, sem perder o prazer de apreciar pratos saborosos, chefs e nutricionistas possuem diversas receitas criativas ao alcance de todos para aproveitar a melhor época do ano para... comer!

O interessante é aproveitar os legumes e frutas sazonais para incrementar sopas, sucos e sobremesas. A abóbora, o milho e a mandioca são alimentos comuns nessa época e ótimas fontes de energia. Ao preparar um caldo cremoso com esses ingredientes, basta adicionar ervas verdes, como alecrim ou manjericão.

Para manter o peso sob controle, valem algumas dicas. Uma delas é substituir o queijo parmesão pelo light – hoje encontrado nos mercados de todo o país. Além disso, é preciso dosar o uso de alguns ingredientes. Pratos à base de molho branco, por exemplo, são próprios para o inverno.

E é possível reduzi-lo em até 40% as calorias com o uso de leite desnatado e creme de leite light. “Comidas em altas temperaturas ativam o metabolismo”, revela a nutricionista Cinthya Maggi, que estará no dia 17 de agosto no Sesc Belenzinho para uma aula show sobre preparação de sopas e degustação.

“Já o consumo de massas e vinho dobra nesse período. No dia a dia, deve-se aumentar a ingestão de fibras. A salada deve ser consumida sempre antes da refeição principal, porque ela ajuda a processar a glicose de forma mais lenta no organismo. As fibras também ajudam na manutenção do peso”, acrescenta Cinthya.

A escolha certa

Uma boa pedida é fazer a combinação de carboidrato e proteína para equilibrar o funcionamento do corpo. A receita de risoto de carne seca e abóbora preparada pela chef Luciana Godoy, coordenadora do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, utiliza ingredientes nacionais e pode ser servida em um dia frio, acompanhada de um bom vinho (veja receita no portal do Sesc São Paulo, www.sescsp.org.br).

E para a sobremesa? “Temos que comer doces, sim, mas de maneira saudável. Se quiser evitar o chocolate, prepare uma banana assada com canela e açúcar mascavo e sirva quente”, afirma Luciana. E dá dicas para consumir frutas em uma inusitada sopa quente de morango.

Do regional ao clássico

Em todas as épocas do ano, as unidades do Sesc São Paulo fornecem alimentos naturais e saudáveis para toda a família. “Desenvolvemos um conceito de alimentação com base no tripé – saudável, regional e contemporâneo. Com base nessas três palavras, exploramos ingredientes regionais e naturais.

No quesito contemporanêo, inovamos no uso de especiarias, como o gengibre, a mistura de laranja e cenoura”, diz Márcia Drabek, assistente de coordenação da Gerência de Saúde e Alimentação do Sesc São Paulo. Usar técnicas de preparo mais elaboradas pode deixar uma receita simples com sabor especial. Como o Curau Brûlée, servido em algumas unidades do Sesc São Paulo (veja boxe Novidade no cardápio).

“Essa receita é uma sobremesa regional, que nos remete ao período junino, mas segue a receita clássica da gastronomia francesa”, explica Márcia. Está com vontade de preparar um jantar especial com ingredientes mais refinados? “Nos mercados das grandes cidades, encontramos muitas especiarias nobres com preços acessíveis”, diz a chef Luciana Godoy. Para se aquecer nesse inverno e saborear um belo prato basta usar a criatividade e inovar em receitas que já fazem parte do cotidiano.



Paladar à prova

Quem não gosta de sair da rotina e elaborar pratos gostosos para amigos e familiares? A chef Luciana Godoy ensina a fazer uma receita que vai deixar seu inverno com sabor especial


Sopa quente de morangos

1 bandeja de morangos
1 dose de cointreau
1 xícara (chá) de açúcar demerara
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (café) de extrato de baunilha
6 unidades de laranj

Preparo

Esprema as laranjas e coe-as. Leve o suco de laranja ao fogo juntamente com 1/2 xícara de açúcar até que forme uma calda espessa. Em seguida, derreta a manteiga e acrescente o açúcar. Mexa por alguns segundos e acrescente os morangos cortados ao meio. Flambe-os com o cointreau. Junte o restante dos ingredientes e tampe a panela para cozinhar por alguns instantes. Quando os morangos estiverem macios e a calda ficar avermelhada, desligue o fogo e disponha em taças. Sirva quente.
 

RISOTO DE CARNE SECA E ABÓBORA

200gr de arroz arbório
100gr de manteiga sem sal
Queijo parmesão
½ cebola picada
1 dente de alho picado
1 ½ lt de caldo de frango
300gr de carne seca desfiada
300gr de abóbora cabotiá assada e em cubos.
1 folha de louro
100ml de cachaça

Preparo
Leve uma caçarola ao fogo com a metade da manteiga (acrescente azeite para não queimar), adicione o alho, a cebola, a folha de louro e refogue. Junte o arroz, mexendo bem e adicione a cachaça. Junte aos poucos o caldo de carne, mexendo sempre por aproximadamente 14 minutos. Junte a carne seca e continue juntando o caldo de carne por mais 4 minutos. Junte a abóbora e mexa para incorporar os ingredientes. Coloque o restante da manteiga gelada e queijo ralado, mexendo bem. Acertar temperos. Servir em seguida.
 

SOPA ESLAVA

300 gr de carne (patinho) cortada em cubos
1 Kg de batata cortada em cubos
1 kg de tomates bem maduros cortados em cubos
1 cebola média picada
1 colher (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de páprica doce
200 ml de bèchamel
350 ml de creme de leite
caldo de carne?sal e pimenta do reino a gosto

Preparo
Refogue a carne com a cebola e acrescente a páprica, o tomate, as batatas e depois o caldo até cobrir.
Deixe cozinhar e incorporar.
Tempere com sal e pimenta e desligue o fogo. Agregue o béchamel e o creme de leite.
 

Novidade no cardápio

No inverno, algumas receitas são incorporadas ao menu das comedorias e restaurantes das unidades do Sesc São Paulo. Aprenda a fazer o Curau Brûlée, sobremesa brasileiríssima com um toque da culinária francesa.

Curau Brûlée

700 g de milho verde cozido no vapor
200 g de açúcar
500 g de creme de leite
3 gemas

Preparo

Adicione a creme de leite a metade do açúcar e leve ao fogo somente para aquecer.

Junte esses ingredientes ao milho. Bata a mistura no liquidificador, peneire e reserve. Acrescente levemente as gemas ao restante do açúcar e junte à mistura reservada. Coloque em tigelinhas de porcelana ou em um refratário e leve para assar em banho-maria a 200°C, por 30 a 40 minutos ou até que o creme fique firme. Antes de servir, polvilhe açúcar a gosto e doure com um maçarico.