Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Cultura e Crescimento Social

Desde sua fundação, no ano de 1946, o Sesc implementa ações voltadas ao bem-estar e à melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de seus familiares, bem como da comunidade em geral.

Em programas levados à prática em seus 32 centros culturais e desportivos no Estado de São Paulo, em seu canal de TV (o SescTV), na internet com o portal sescsp.org.br e com a amplificação de suas atividades a partir da criação de livros, CDs e DVDs, a instituição dedica-se em desenvolver ações que favoreçam o crescimento social do indivíduo.

Um dos principais campos de atuação da instituição, a programação cultural tem como característica marcante o estímulo ao debate de novas idéias e experiências. Neste quadro, o cinema e todas as diferentes formas da criação audiovisual têm sido férteis formas de expressão a que o trabalho da entidade tem se voltado.

Ao lado de investimentos que tocam diretamente questões relacionadas à ampliação de equipamentos para a sua exibição e circulação, com espaços e estruturas adequadas como o CineSesc, soma-se um leque diversificado de projetos e programas.

São festivais, oficinas, encontros, exposições e debates nos centros de atividade do Sesc no Estado que revelam, concretamente, o incentivo à realização e distribuição de uma produção audiovisual rica de sentidos, incluída aí a criação voltada ao público infantil.

Desempenhando importante papel no setor do comércio e serviços pelos recursos e renda que movimenta, esta rede produtiva é fonte inesgotável de temas para a reflexão, a discussão e o aprendizado.  Neste conjunto de ações, o Sesc empenha-se em reforçar o compromisso do empresariado do setor, mantenedor da instituição, com o desenvolvimento de uma sociedade crítica e inclusiva.

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo