Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

O Prazer de Andar


Prática física das mais democráticas e acessíveis, a caminhada ganha, também no Brasil, o seu dia de celebração
 

A caminhada é considerada por médicos e profissionais de educação física uma das mais adequadas atividades físicas para pessoas de todas as idades, devido ao seu baixo impacto e fácil acesso. Tudo o que é necessário é uma roupa leve, um par de tênis e, quando possível, uma bela paisagem, além de uma boa companhia. Atento ao potencial da caminhada na busca por uma melhor qualidade de vida, mas igualmente de olho nos cuidados que devem ser tomados na sua prática, o Sesc São Paulo criou, em 1993, o Clube da Caminhada. O objetivo é reunir pessoas dos mais variados perfis que tenham em comum a predileção por uma atividade física de fácil execução e acessível a todos, independentemente da habilidade ou condição social. “O que o Sesc queria, quando criou o Clube na unidade Ipiranga, era reunir pessoas de todas as idades, com interesse em praticar atividades físicas de forma acessível e prazerosa, oferecendo a oportunidade de uma prática que não tem contra-indicações”, explica Maria Aparecida Ceciliano, assistente da Gerência de Desenvolvimento Físico e Esportivo (GDFE) do Sesc São Paulo.

Os grupos são formados nas unidades do Sesc a partir da divulgação de sua programação; alguns são permanentes, e outros, formados para roteiros específicos. A programação inclui caminhadas urbanas em parques da cidade, ruas e roteiros históricos, trilhas próximas à capital e em regiões de riquezas naturais, além de viagens de curta duração para roteiros de um dia em diversas cidades do estado. As atividades são complementadas por palestras, cursos e vivências que relacionam a prática a seus benefícios, além de contarem com vídeos comentados e até exposições. São realizadas também caminhadas comemorativas, históricas e culturais, como parte dos eventos Sesc Verão e Dia do Desafio.

Maria Aparecida ressalta ainda que a prática da caminhada tem relação direta com a proposta do Sesc São Paulo em sua área físico-esportiva, bastante guiada pelo incentivo à descoberta de uma atividade física adequada, pela sua inclusão na agenda diária da população e pela sociabilização. “A caminhada tem inúmeras vantagens, considerando todos esses aspectos”, afirma a assistente. “Não exige equipamentos especiais ou locais específicos e é uma atividade natural por excelência, não necessitando de um aprendizado técnico e habilidades motoras complexas.”

Dia especial

Ciente do potencial que a caminhada possui para se tornar um instrumento de inclusão da atividade física no dia-a-dia da população, a Trim & Fitness International Sport for All Association (Tafisa), organização mundial de esporte para todos, com sede na Alemanha, – a mesma que coordena o Dia do Desafio – elaborou, em 1991, mais uma data de sensibilização para os benefícios do movimento: o World Walking Day – ou, em bom português, Dia Mundial da Caminhada. Realizada pela primeira vez no Brasil em parceria com o Sesc São Paulo, a iniciativa ocorrerá em 28 de setembro nas unidades Birigüi, Piracicaba, Rio Preto, Santos e Sorocaba. “O Sesc decidiu iniciar sua participação no Dia Mundial da Caminhada por meio de unidades do interior e do litoral, com o Sesc Santos, por conta da facilidade de mobilização de público”, explica Maria Aparecida. A assistente da GDFE garante que ao encampar mais essa ação voltada ao esporte para todos, o Sesc São Paulo afirma seu compromisso com uma prática esportiva que visa à inclusão. “O Sesc realiza uma série de campanhas e movimentos que estimulam as pessoas a praticarem atividade física, a incluí-la em seu dia-a-dia”, esclarece. “E o Dia Mundial da Caminhada vem se somar a isso. A caminhada está muito presente na programação das unidades, por ser uma forma acessível e democrática de prática de atividade física.” A abertura oficial do Dia Mundial da Caminhada 2008 será realizada paralelamente ao 4th Busan Tafisa World Sport for All Games (4º Jogos Mundiais de Esporte para Todos de Busan), em Busan, Coréia do Sul, onde mais de 20 mil pessoas caminharão pela praia Haeundae.


Por quais caminhos...
Confira os percursos programados pelas unidades para o Dia Mundial da Caminhada

Unidade: Birigüi
Local da Caminhada: saída da Praça Central da cidade, às 9h, passagem pela chácara Mama Mia, retornando ao centro
Percurso: 5 quilômetros
Estimativa de participantes: 200 pessoas
 
Unidade: Piracicaba
Local da caminhada: Parque da Rua do Porto
Percurso: 5 quilômetros
Estimativa de participantes: 150 pessoas

Unidade: Rio Preto
Local da caminhada: saída e chegada no Centro Regional de Eventos, ao lado do Sesc Rio Preto
Percurso: 5 quilômetros
Estimativa de participantes: 300 pessoas

Unidade:
Santos
Local da caminhada: na praia, pela faixa de areia; a concentração será na Praia da Aparecida
Percurso: 6 quilômetros
Estimativa de participantes: 500 pessoas

Unidade: Sorocaba
Local da caminhada: concentração no Parque Kasato Maru, com trajeto pelas ruas da cidade, passando por ciclovias, com pausas para informações históricas, e término no Parque da Biquinha
Percurso: 5 quilômetros
Estimativa de participantes: 500 pessoas

Confira a programação do Clube da Caminhada nas unidades da capital e do interior no Em Cartaz.