Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mosaico

JORGE LEÃO TEIXEIRA


Ilustração: Leandro Szyszko

Cara-de-pau - Os camelôs cariocas continuam pintando e bordando no centro do Rio de Janeiro. Um deles, progressista, vende fitas piratas para DVD, exibidas em um aparelho novinho em folha para home theatre, com direito a cadeiras na calçada para a clientela. Ao cair da tarde, oferece até uma mesa para o público pousar latinhas de cerveja. A energia que faz o equipamento funcionar provém de um "gato", conexão feita numa caixa da Rioluz.

Desterro - A dona de um irritadiço cachorrinho Yorkshire, cujos latidos nervosos perturbavam dia e noite a vizinhança no condomínio de um bairro do Rio de Janeiro, perdeu uma ação movida pelos moradores do edifício. Em conseqüência, o animal foi proibido de ocupar a varanda do apartamento de onde bombardeava ouvidos e nervos alheios. De nada valeram as lágrimas da inconformada dona, pois a Justiça pode ter fama de cega mas não é surda. Nem mesmo o ilustre nome do totó - Lula - salvou-o do exílio doméstico.

Grito de carnaval - Radicado há cerca de 20 anos no Rio, onde fabrica máscaras para o carnaval e outros eventos, o catalão Armando Valles não perdeu tempo em antecipar seu faturamento, à custa da crise política. O estoque de máscaras de Roberto Jefferson - com ou sem olho roxo - se esgotou rapidamente em fins de julho, exigindo uma nova fornada, dessa vez com personalidades adicionais convocadas pelas CPIs.

Hora da saudade - O alemão Thorsten Jahn está vendendo pela Internet a fumaça que seu velho carro Trabant produz, ao preço de 4 euros por lata. O Trabant era fabricado na Alemanha Oriental e a fila para comprá-lo era tão grande que os interessados esperavam anos por sua vez. Sua fumaça foi considerada nociva após a reunificação das Alemanhas, mas o cheiro tornou-se algo muito especial e precioso para quem o conheceu.

Superdescarrego - O "kit descarrego", oferecido por líderes sindicais ao presidente da República, atiçou a inventiva de baianos que pensam em despachar para o Rio de Janeiro e São Paulo kits semelhantes, para avaliar a aceitação entre o público consumidor. Caso os resultados sejam animadores, o objetivo será programar para o Natal de 2006 o lançamento de cestas de descarrego, com o que existe de mais eficiente no arsenal local de mandingas, das figas e ervas antimau-olhado às fitas do Senhor do Bonfim, sabonetes para afastar o azar e outras utilidades do receituário consagrado pelo sincretismo baiano.

Lagartixa - Após pular três altos muros de um condomínio do bairro carioca do Leblon, José Virgulino escalou três andares de um prédio na esquina da orla praiana, sob o olhar estupefato de algumas testemunhas, e invadiu o apartamento de Caetano Veloso, atualmente desocupado. A polícia, alertada, prendeu o invasor, que no depoimento ao delegado confessou ser usuário de drogas e obedecer a ordens que recebe misteriosamente de uma "entidade superior" que orienta os passos errôneos que vem ultimamente dando na vida. A julgar por sua façanha, a entidade que o possui deve ser o Homem-Aranha...

Efeito Valério - Os salões de cabeleireiros e barbeiros do Rio de Janeiro, desde que foi instalada a CPI dos Correios, registraram uma queda grande na clientela que mantinha a cabeça raspada, do tipo bola de bilhar, modismo com adeptos em todas as faixas etárias. Conclusão dos fígaros: a síndrome de Marcos Valério, publicitário acusado de distribuir milhões em propinas para políticos em Brasília, teve um efeito devastador.

Falou e disse - Tomás completou 5 anos e fala com muito orgulho do que aprende no jardim-de-infância. Em meados de julho, com o frio de bater queixo na capital paulista, o garoto disse aos pais e tios que já sabia quais eram os três lugares mais gelados do mundo: "O Paulo Norte, o Paulo Sul e o São Paulo".

Gringos no choro - São quatro gringos simpáticos - Mintcho, René, Javier e Arturo - que movidos por uma avassaladora paixão pelo chorinho brasileiro mudaram-se para o Rio, formando o conjunto Los Nuevos Cariocas, que freqüenta rodas musicais para aprimorar o estilo. Eles já são uma atração semanal no Bar Alice, tradicional reduto boêmio do bairro de Laranjeiras, não mostrando arrependimento por ter trocado Buenos Aires, Boca Juniors, o bandoneón e as sofridas letras de tango pela brejeirice carioca e pelo molejo dos choros de Jacó do Bandolim, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Ernesto Nazaré e outros mais.

 

Comentários

Assinaturas