Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Nesta Edição

A população brasileira está envelhecendo. Conforme constata a matéria de capa desta edição, estima-se que em trinta anos a população acima de 65 anos atingirá 15% do total de brasileiros. Atualmente o índice é de 7,8%. Os avanços nas áreas de medicina e de saneamento básico garantiram indivíduos mais longevos e, o que é mais importante, dotados de boa saúde e disposição.
O Brasil terá, portanto, que aprender a lidar com uma população mais envelhecida e com os desafios que isso acarreta. A questão previdenciária é um bom exemplo.
Infelizmente, os termos com os quais se alude à terceira idade trazem um ranço pejorativo que ainda despertam algum preconceito. Lidar com essa situação e permitir que os idosos participem ativamente da vida social torna-se imperativo.
Com a longevidade, apesar dos avanços gerais, algumas doenças próprias da idade atormentam com mais freqüência, e a convivência com esse novo fator leva a preocupações que antes não existiam. Cria-se, aí, uma situação paradoxal e delicada - um tempo de vida mais extenso, ao longo do qual se convive com o acometimento de males inéditos. Cabe, assim, encontrar um meridiano que permita às pessoas de idade avançada produzir e viver com dignidade.
A sociedade precisa conscientizar-se de que a participação do idoso na vida coletiva e mesmo no sistema produtivo não é apenas mera condescendência, mas fator essencial para o desenvolvimento do país. Para isso torna-se imprescindível suprimir o preconceito ainda vigente e, por meio de projetos e iniciativas consistentes, abrir o leque de alternativas em torno desse ideal.
Ainda nesta edição, a cobertura completa do 5º Congresso Mundial de Lazer, realizado em outubro no Sesc Vila Mariana. O tema "Lazer em um Sociedade Globalizada: Inclusão ou Exclusão" foi debatido por especialistas de diversas áreas, além de ser focalizado na apresentação de 250 trabalhos e nas oficinas. Como resultado do encontro, foi redigida a Declaração de São Paulo, cujo conteúdo compreende as linhas-mestras para abalizar políticas oficiais de lazer.
O projeto Pensando a Bienal, realizado no Sesc Pinheiros, com palestras e monitoria, a exposição O Limite da Consciência, a ser realizada a partir de 7 de dezembro no Sesc Pompéia, e um conto inédito de Carlos Heitor Cony são os outros destaques desta edição.

Danilo Santos de Miranda
Diretor do Departamento Regional do SESC-SP