Postado em
Dossiê
O SESC trará a São Paulo a exposição The Edge of Awareness (O Limite da Consciência), que reúne obras de 40 artistas de vários países - Ghada Amer (Egito), Fabiana de Barros e Adriana Varejão (Brasil), Los Carpinteros (Cuba), Robert Rauschenberg (EUA), Juan Galdeano (Espanha), Miguel Angel Rios (Argentina), entre outros, - contando com representantes dos cinco continentes. A mostra apresenta plotagens em grandes painéis e instalações sobre o tema saúde e foi idealizada em comemoração aos 50 anos da Organização Mundial de Saúde, pela Art for the World. Tendo já sido expostas em Genebra, nos meses de maio e junho passados, as obras estão sendo apreciadas atualmente em New York, no prédio das Nações Unidas (Manhattan) e no PS1 Contemporary Art Center, e poderão ser visitadas no Sesc Pompéia entre 7 de dezembro deste ano e 31 de janeiro de 1999.
Simpósio sobre surdez
Acontece em São Paulo, nos dia 05, 06 e 07, o III Simpósio sobre Comunicação - Derdic: Pensando a Surdez, no Sesc Vila Mariana. Com a presença de importantes conferencistas de países como Uruguai, Argentina, Finlândia, Colômbia, Estados Unidos e Brasil, o evento pretende reunir a comunidade de deficientes auditivos, pais e profissionais para que possam inteirar-se das mais recentes pesquisas e achados na área da surdez e no uso dos Sinais. Abordando aspectos educacionais, linguísticos e sociais, o simpósio é uma realização da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da PUC-SP.
WLRA
Esteve em São Paulo o Secretário Geral da WLRA-World Leisure Recreation Association- Associação Mundial de Lazer e Recreação, o canadense Gerald S. Kenyon, participando das reuniões preparatórias do 5º Congresso Mundial de Lazer, realizado de 26 a 30 no Sesc Vila Mariana. A WLRA, com sede atual no Canadá, é a entidade mentora dos congressos mundiais sobre o lazer, cuja primeira edição aconteceu na cidade de Lake Louise, província de Alberta, Canadá, em 1988. O segundo foi organizado em Sidney, Austrália, em 1991. O terceiro teve como sede a cidade de Jaipur, na Índia, no ano de 1993. O congresso que antecedeu ao que ora se realiza na nossa capital, foi realizado em Cardiff, capital do País de Gales, de 15 a 19 de junho de 1997. Os temas dos dois últimos eventos foram: em Jaipur, Lazer, Turismo e Meio Ambiente: Possibilidades para o Desenvolvimento Humano; e em Cardiff,Tempo Livre e Qualidade de Vida para o Século XXI. O tema do congresso deste ano em São Paulo é Lazer em uma Sociedade Globalizada: Inclusão ou Exclusão.
Pantanal
Os paulistanos terão a oportunidade de visitar a exposição Pantanal Som e Imagem produzida pelo Departamento Nacional do Sesc, originada de um ensaio fotográfico sobre a Estância Ecológica do Sesc Pantanal. O projeto está sendo implantado em Mato Grosso, numa área de 90 mil hectares, com o objetivo de dar ao turismo ecológico uma dimensão apropriada, que prevê visitas e usufruto dentro de um conceito de preservação e uso sustentável dos recursos naturais ali existentes, ainda em abundância, mas não menos ameaçados. Durante o mês de outubro estará exposta no Sesc Interlagos uma série de painéis com imagens colhidas pelos fotógrafos Almir Veiga, Guto Costa, Lili Martins e Carlos Secchin e legendados com textos de Manoel de Barros. Com sensibilidade e talento, essa equipe conseguiu captar a exuberância do ecossistema pantaneiro, mostrando um trabalho importante desenvolvido pela instituição, qual seja, o de implementar ações de educação ambiental combinadas com um programa pioneiro de turismo social, ensejando um contato responsável entre os povos urbanos e a riqueza imensa da flora e faunas daquela região.