Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Nesta Edição


Entre os dias 26 e 30 deste mês, o Sesc, em parceria com a WLRA - Associação Mundial de Lazer e Recreação, realizará o 5° Congresso Mundial de Lazer, que reunirá estudiosos e pesquisadores de todas as partes do mundo. O tema central do encontro, que terá por sede o Sesc Vila Mariana, será Lazer em uma Sociedade Globalizada: Inclusão ou Exclusão. Dois eventos associados integram o Congresso: o 2° Encontro Latino-Americano de Recreação e Lazer e o 10° ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer.
A pauta a ser debatida não poderia ser mais pertinente. Num momento em que sobre a saúde econômica pairam muito mais dúvidas do que certezas e a questão do trabalho se torna um foco constante de preocupação, discutir a questão do tempo livre é essencial. Até porque é impossível fazê-lo sem discutir também o trabalho.
Um dos problemas que se descortina é o de orientar as pessoas para que façam uso prazeroso e socialmente construtivo do tempo livre do qual dispõem.
Alguns poderiam achar estranho discutir o tempo livre quando as taxas globais de desemprego atingem níveis assustadores. Seria equivocado, porém, acreditar que o lazer e a utilização do tempo livre desempenhem um papel secundário no desenvolvimento do ser humano. Ao contrário, aprender a fruir os momentos de não-trabalho e com isso inteirar-se de pontos-de-vista mais abrangentes sobre o mundo surge como uma nova categoria de crescimento pessoal.
Relacionada com o tema do Congresso, a matéria de capa traz um panorama da indústria do lazer na cidade de São Paulo, tanto do ângulo comportamental quanto econômico. Mostra as diversas atividades que criam condições para as pessoas refletirem, estar juntas e crescerem. E que, além disso, criam riquezas e empregos.
A matéria Cidade Antropofágica focaliza o projeto Fantasia Brasileira: o Balé do IV Centenário, que marca o lançamento da unidade provisória do Sesc Belenzinho. A 1º Bienal Sesc de Dança, realizada entre 3 e 7 de setembro, em Santos, também é destaque nesta edição. No Em Pauta, discute-se a aflição da juventude diante do futuro incerto e nebuloso, da multiplicidade de profissões e da crise que se divisa. Finalmente, o eterno jornalista Joel Silveira escreve conto inédito para E.

Danilo Santos de Miranda
Diretor Departamento Regional do SESC-SP