Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Nova Unidade
Sesc Vila Mariana

Agora que todos já sabem da existência da nova unidade do Sesc, no bairro de Vila Mariana em São Paulo, o público está convidado a usufruir de todo o complexo que oferece lazer, cultura e esporte. As equipes trabalharam arduamente para colocar o prédio em plena disposição do comerciário e da comunidade em seu primeiro mês de vida. São profissionais ligados às áreas de eventos, esporte, teatro, música e recreação e todos os outros serviços prestados pelo Sesc ao longo dos anos. Os técnicos esforçam-se para criar uma grade de atividades que utilize o espaço de maneira global, integrando cada canto da unidade à filosofia desenvolvida pela entidade. As atividades do Vila Mariana podem ser divididas em quatro núcleos principais: teatro, centro de música, atividades permanentes e eventos, estes se desdobram em programações que enchem de vida os espaços e fazem a unidade respirar.

Várias surpresas estão reservadas aos usuários e comerciários que passarem a frequentar a unidade. Tudo dentro de uma gama de atividades já conhecida do público, só que desta vez em um espaço novo, cheio de possibilidades e com inigualável potencial para se tornar um novo norte aos interessados em cultura, esporte e lazer.

Centro de Música

Violões, pianos, flautas e todo um instrumental que "nos possibilitaria formar uma orquestra", segundo a coordenadora Ana Paula Malteze, estão à disposição de todos os interessados em música a partir deste mês no centro de música da unidade. "Nós já temos cadastros de 2 mil pessoas interessadas em nossos cursos", explica Ana Paula. O centro conta com salas de música ideais tanto para aprendizado quanto para ensaios, além de contar com um estúdio de última geração que possibilitará a gravação de shows ao vivo do teatro e ainda matar a curiosidade de todos que estiverem dispostos a descobrir o resultado da mistura de música e tecnologia. "Além de cursos permanentes, sempre estaremos fazendo atividades voltadas aos iniciantes, semi-profissionais e profissionais em música", prevê a coordenadora. "Isso sem privilegiar nenhum estilo musical específico, trabalharemos com música erudita, pop, regional, MPB, isso tanto nos cursos, quanto nos programas de difusão da música." Ou seja, todo o tipo de profissionais, em todos os ritmos e para todos os gostos. Além de nomes como Monica Salmaso, Nelson Ayres e Dinho Nascimento em oficinas de música já no mês de fevereiro.

Teatro

O teatro da unidade Vila Mariana do Sesc estreou em grande estilo com o espetáculo de dança Cisne Negro Dança a Cara de São Paulo da paulista Cisne Negro Cia. de Dança, apresentado no final de janeiro. "Uma das características desse espetáculo foi de encontro com os critérios que nós estamos adotando para a ocupação do teatro", explica Marco Ribeiro de Carvalho, coordenador da área. "Essa característica é justamente a questão do ineditismo na cidade de São Paulo". A coreografia Impromptu, que a Cia. apresentou no teatro, só tinha sido levada ao palco uma vez no Festival de Dança de Joinville em comemoração aos 20 anos do grupo e veio para mostrar a diversidade de manifestações artísticas, dança, música e dramaturgia que o teatro do Sesc Vila Mariana trará ao público a partir de agora. "Inaugurar o teatro do Sesc Vila Mariana é uma glória para nós", regozija-se Hulda Bittencourt, diretora do espetáculo. "Eu considero o Sesc padrinho do Cisne Negro. O relacionamento, a afinidade e a identificação com o Sesc é uma coisa muito antiga e muito carinhosa."

Aberto ao Público

Os espaços onde pode ser encontrado o maior número de pessoas são as quadras, a sala de multimídia e música, a área de convivência, onde vários jornais e revistas ficam à disposição de todos, e a piscina, com o apelo imediato da água.

Todos já se sentem muito à vontade com os ambientes da unidade. Como é o caso de Maria Aparecida da Silva, que lia tranquilamente um jornal na área de convivência, mas já avisava que não iria parar por ali. "Esta unidade é 10, está todo mundo falando, é uma coisa de Primeiro Mundo e eu quero aproveitar todos os espaços que tiver", entusiasma-se.

Núcleo de Multimídia e Música é outro lugar bastante procurado na unidade, a ludicidade do computador e seus jogos e possibilidades, além do acervo de revistas e livros sobre os mais variados estilos musicais atraem a atenção de adultos e crianças.

A piscina semi-olímpica também já está abrigando os apaixonados por água. "É uma maravilha esta piscina, além do prédio, que é lindo", diz animada a estudante Priscila Ambrósio, que já tinha percorrido toda a unidade para conhecê-la e estava muito satisfeita com o que tinha visto.

A área de esportes também começou com força total no primeiro mês de vida da unidade. Érika Mourão, monitora de esportes, explica que os trabalhos com espaços como quadras e salas de jogos foram abertos ao público para recreação durante todo o tempo de permanência na unidade. "A sala de jogos de salão foi um espaço que deu muito certo", conta Érika. "Lá tem pingue-pongue, xadrez, futebol de botão, dama, dominó, etc." Além disso, o pessoal dos esportes ainda se preparou para fazer parte do Projeto Sesc Verão, que vai até 1º de março, com o tema Saúde Radical.

Todas essas atividades já em andamento e os projetos futuros visam garantir a satisfação e o bem-estar dos comerciários e da comunidade que são a principal razão de existência do Sesc e seus serviços e agora com mais uma unidade para unir forças em prol da melhoria da qualidade de vida social e cultural da população.