Postado em
Aquarela "Meu Sítio"
A relação entre Brasil e Japão é antiga e permeia a cultura, a vida cotidiana e a história de diferentes lugares do nosso país. É o caso da região de Presidente Prudente, no oeste paulista, outrora destino da imigração de japoneses, como o artista Takeo Sawada (1917-2004), que ilustra a capa desta edição com uma de suas obras. A aquarela, intitulada "Meu Sítio", apresenta sua última propriedade rural, uma vívida vegetação com flores, pessoas, galinhas, seu pequeno caminhão e, em destaque, uma de suas paixões, o flamboyant – árvore plantada por ele – em plena floração.
O fascínio por esse cenário retrata a intimidade do artista com a terra, a lavoura, ofício tão caro para Sawada quanto a pintura, que em sua trajetória serviu também como instrumento de educação. As várias facetas dele inspiram o projeto "Infindável Viagem: Takeo Sawada – artista, educador", realizado até junho de 2022 pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente.
Além da exposição "À Sombra do Flamboyant", o projeto abarca ações como formação de professores da rede pública, um documentário realizado com o SescTV, intercâmbio artístico com o apoio da Fundação Japão e oficinas de arte para crianças, como as que Takeo Sawada ministrou por aproximadamente três décadas na região de Presidente Prudente. Saiba mais aqui.
Serviço
Exposição: À sombra do flamboyant – Takeo Sawada
Curadoria: Carmo Malacrida, Valquíria Prates e Valéria Prates Gobato
Realização: Sesc Thermas de Presidente Prudente
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente, Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente, Fundação Japão e TV Fronteira
Endereço: Centro Cultural Matarazzo, R. Quintino Bocaiúva, nº 749, Vila Marcondes, Presidente Prudente (SP)
Horários: De terça a sexta, das 9h às 20h; e sábados, das 9h às 18h. Grátis. Livre.