Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Todo dia é dia

Documentário
Documentário "A Rainha Nzinga Chegou" (Brasil/Angola, 2019) | Divulgação

VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA E DA CULTURA NEGRA ORIENTA A PROGRAMAÇÃO DO 13 AO 20 – (RE)EXISTÊNCIA DO POVO NEGRO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS DO SESC SÃO PAULO

Fazendo uma alusão às datas 13 de maio (133 anos da Abolição da Escravatura, em 2021) e 20 de novembro (Consciência Negra), o Sesc São Paulo realiza mais uma edição do projeto Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro, propondo diálogos sobre a condição social da população negra a partir de debates, reflexões, cursos e outras atividades ao longo deste ano. A programação, que acontece no ambiente virtual, também visa ao fortalecimento e ao reconhecimento das lutas, conquistas, manifestações e realidades do povo negro. Além disso, busca o fomento da equidade, convivência e reconstrução simbólica no campo individual e coletivo, contribuindo para uma sociedade livre do racismo e de outras formas de dominação.

Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro permeia as (in)justiças concretas e as conquistas simbólicas da sociedade brasileira. Não se restringe a olhar para a cultura de um grupo social, e sim para legados civilizatórios de toda a sociedade em que a diáspora africana se fez e se faz presente. Do 13 ao 20 são anúncios de resiliência, (re)existência, vivacidade, tecnologias sociais e renovação”, explica Fabiano Maranhão, assistente técnico da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo.

Entre os destaques da programação de maio está a roda de conversa Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro – Entre as [In]Justiças Concretas e as Conquistas Simbólicas, encontro virtual a ser realizado no dia 13/5 no Sesc Ideias com a participação de juristas de diferentes estados brasileiros. Outro destaque é a estreia no dia 14/5 do documentário A Rainha Nzinga Chegou (Brasil/Angola, 2019) na plataforma de streaming on demand e canal do SescTV (consulte sua operadora de tevê por assinatura). O filme acompanha três gerações de rainhas em uma travessia, e Isabel Casimira, rainha de congo da Guarda de Moçambique Treze de Maio e rainha da Federação dos Reinados do estado de Minas Gerais, é quem guia e também dirige essa história com a diretora Júnia Torres. Confira mais informações no portal do Sesc São Paulo: www.sescsp.org.br/do13ao20.

 

PRÊMIO INTERNACIONAL

O filme Interdependence, uma coprodução do Sesc São Paulo com a organização não governamental ART for The World, recebeu o prêmio de Melhor Narrativa no London Eco Film Festival (LEFF) 2020-2021, em março. Composto por 11 curtas-metragens realizados por cineastas dos cinco continentes – entre eles a diretora e cenógrafa Daniela Thomas –, o filme faz uma reflexão sobre como a humanidade está se relacionando com a fauna e a flora e afetando a preservação do planeta. Confira o Depoimento com a criadora do ART for The World e produtora do filme, a curadora de arte Adelina von Fürstenberg, publicado na Revista E nº 285, de junho/2020. Interdependence pode ser visto na plataforma de streaming on demand do SescTV: www.sescsp.org.br/sesctv.

 

Tuã Ingugu (Olhos D’Água) de Daniela Thomas (Brasil, 2019) | Divulgação

 

BASTIDORES DA IMAGEM

Que mecanismos e referências estão por trás dos registros fotográficos de conflitos mundiais? No livro A Fórmula da Emoção na Fotografia de Guerra, recém-lançado pelas Edições Sesc São Paulo, o jornalista, pesquisador e ex-correspondente de guerra Leão Serva conta a história da fotografia como meio e das imagens captadas em campos de batalha como gênero. “A criação de imagens [de conflitos] se multiplicou muito, mas as referências imagéticas resistem em nossa memória, seja por meio de pinturas, filmes ou cenas”, disse o autor. Tendo projeto gráfico e capa assinados pelo designer Victor Burton, as 204 páginas que compõem o livro intercalam textos e imagens trazendo referências das artes plásticas, do cinema e do fotojornalismo. A capa, inclusive, explica a construção do trabalho do autor, quando compara a foto do brasileiro André Liohn, de um soldado líbio ferido, com o desenho do pintor renascentista italiano Andrea Mantegna. Confira: www.sescsp.org.br/edicoessescsp.

 

Divulgação

 

ANTUNES NA MEMÓRIA

No dia 2 de maio de 2019, Antunes Filho partiu para outro palco, deixando ao público um legado de espetáculos, entrevistas e outros materiais que compõem o acervo do Centro de Pesquisa Teatral (CPT). Para homenageá-lo, neste mês estreia uma série de dez episódios em que Danilo Santos de Miranda, Diretor do Sesc São Paulo, rememora sua trajetória. A cada semana, um novo vídeo será lançado no canal do YouTube do CPT_SESC e na plataforma Sesc Digital. Os episódios 1 e 2 estarão disponíveis no dia 18/5. Saiba mais: www.sescsp.org.br/cptsesc.

 

Paquito

 

 

Criado há 26 anos, o Mesa Brasil conecta empresas doadoras e instituições sociais para formar uma rede de solidariedade no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Na pandemia, o programa passou a incluir doações de pessoas físicas para ampliar o atendimento à necessidade de milhares de famílias assistidas pelas instituições sociais parceiras. Saiba como doar: sescsp.org.br/doemesabrasil.

 

Sté Frateschi

 

 

LUGAR PARA BRINCAR

Promovida pela Aliança pela Infância em parceria com a sociedade civil, o poder público e outros atores em todo o Brasil, a Semana Mundial do Brincar acontece desde 2009 e conta com a participação do Sesc desde 2013. O evento tem como objetivo divulgar a importância do brincar. Neste ano, será realizado de 22 a 30 de maio, com o tema: Casinhas das Infâncias. A proposta é valorizar a casa e os momentos das crianças com seus diversos núcleos de convivência, jogando luz para o sentido de acolhimento e de proteção, que é coletivo, comunitário, intergeracional e popular. Outras questões também serão levantadas, como: de que forma o ato de brincar tem acontecido em casa nesse momento de pandemia? A programação também celebra os cinco anos do Marco Legal da Primeira Infância. Confira mais informações no portal do Sesc São Paulo: www.sescsp.org.br/semanamundialdobrincar.

 

 

INVENTAR OUTRO MUNDO

Maria é uma menina corajosa e esperta, que vive com o Tio Bigode e um gato chamado Platão. Ela passa grande parte do dia sozinha em casa e sua brincadeira favorita é analisar o mundo pela janela. Até que, um dia, revoltada com o que vê, Maria decreta autonomia e cria, na sala de casa, uma nova ordem: a República Terremota. Assim se desenrola o espetáculo Terremota, encenado por Jackie Obrigon e Guto Togniazzolo, da Cia. Bendita, na programação Criança #EmCasaComSesc. Dirigida e escrita por Marcelo Romagnoli, a história é baseada em duas famosas personagens do universo infantil: Mafalda, do cartunista argentino Quino, e Pippi Meialonga, uma adorável menininha, símbolo de independência e coragem criada pela escritora sueca Astrid Lindgren. Assista no canal do YouTube do Sesc São Paulo: www.youtube.com/sescsp.

 

Reprodução

 

revistae | instagram