Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da programação

Foto: Isabel D´Elia
Foto: Isabel D´Elia

Reinventar é preciso

Em meio à pandemia, a programação do CPT_SESC está disponível online,

ampliando o acesso a conteúdos de referência para a área teatral

 

Em diálogo com o legado deixado por seu mestre e coordenador, o diretor Antunes Filho (1929-2019), o Centro de Pesquisa Teatral se reinventou e se adaptou à contingência causada pela pandemia do novo coronavírus. Em formato digital, com artistas, diretores e pesquisadores convidados, o CPT_SESC inaugurou uma nova fase, em setembro, com o Seminário CPT 2020, dando seguimento à pesquisa e ao fazer teatral nos meses de outubro, novembro e dezembro. As atividades incluem bate-papos, debates, ateliês de dramaturgia, mostras digitais do acervo, laboratórios e cursos.

À frente dessas ações estão atores, diretores, pesquisadores e outros artistas que tiveram alguma ligação com o Centro em sua trajetória profissional, como os fotógrafos Emídio Luisi, Lenise Pinheiro e Bob Sousa, as dramaturgas Silvia Gomez e Michelle Ferreira e o cenógrafo JC Serroni, entre outros criadores convidados.

“É uma imensa alegria apresentar essa nova programação do CPT_SESC, uma verdadeira amálgama entre legado e porvir. Algo que só poderia acontecer a partir dos caminhos e descobertas proporcionados pelo imenso mestre Antunes Filho, agregados à força das tantas vozes do teatro contemporâneo, necessárias e incansáveis a reinventar o teatro e o mundo”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Entre os destaques da programação, mostras digitais do acervo de peças encenadas pelo CPT, com figurinos, cartas, peças gráficas e outros itens. Integram a mostra: A Pedra do Reino (2006), desde 14/9; A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1986), a partir de 14/10; Xica da Silva (1988), a partir de 14/11; e Tragédias (de 2001, 2002 e 2005), a partir de 10/12. Todas as apresentações são acompanhadas por novos encontros que compõem o Círculo de Debates - Memória, Acervo e Pesquisa.

Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/cpt

 

VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR

Conhecer novos lugares ganhou outro significado dadas as restrições provocadas pela pandemia. Por isso, o Turismo Social do Sesc São Paulo convida o público a experimentar viagens sem sair de casa. Desde setembro, adultos e crianças podem embarcar e desembarcar apertando o play em uma das duas opções de audiotours disponíveis na Plataforma Sesc Digital. São conteúdos criados pela BiNeural-MonoKultur, companhia fundada em 2004 pelos diretores e dramaturgos Ariel Dávila (Argentina) e Christina Ruf (Alemanha). O primeiro é Sobre Isso Que Eu Queria Te Falar, um audiotour individual, inspirado em obra de Edgar Alan Poe, e o segundo é Planeta BRUUUMMMFFF, este criado com a parceria da Artefactos Bascos, pensado para um adulto acompanhado de uma ou duas crianças, rumo a um planeta imaginário. A produção é assinada pela Difusa Fronteira. A experiência fica disponível até o dia 5/12. Confira: www.sescsp.org.br/sescdigital

 

Foto: Ieltxu Ortueta
 

 

JORNALISMO EM PAUTA

O Sesc realiza, nos dias 24 e 25/10, o Fala! – Festival de Comunicação, Cultura e Jornalismo de Causas. O evento online reúne profissionais das artes e da comunicação para discutir experiências populares e comunitárias de jornalismo, com pautas como direitos humanos, combate às discriminações e às desigualdades. Ao todo, serão quatro mesas de debates, sendo duas no sábado e duas no domingo, das 10h às 12h e das 15h às 17h, pelo canal do YouTube do Sesc 24 de Maio. Na véspera do evento (23/10), às 16h, haverá a live do Sesc Ideias O Poder da Arte e da Cultura na Reinvenção do Jornalismo, com participação da jornalista e pesquisadora Rosane Borges; do artista Antonio Junião, diretor de arte da Ponte Jornalismo; e da poeta e atriz Elisa Lucinda, com mediação da jornalista Adriana Reis, da Revista E. O festival é idealizado pelos coletivos Alma Preta (SP), Marco Zero (PE), 1Papo Reto (SP) e Ponte Jornalismo (SP).

 

FESTIVAL FAVELA EM CASA SP

Projeto inteiramente online, de multilinguagem e gratuito, o Festival Favela em Casa SP, realizado pelo Sesc São Paulo, idealizado e produzido pelo Coletivo Favela em Casa, reuniu várias produções artísticas provenientes das periferias em apresentações de música, literatura, dança, cinema, teatro e debates nos dias 18, 19 e 20 de setembro. Ao contemplar regiões da Grande São Paulo, o festival jogou luz sobre a diversidade das identidades. Na abertura, a live de música da cantora, rapper e compositora Drik Barbosa (foto) foi transmitida pelo Sesc Ao Vivo. Para assistir a essa e outras apresentações, bem como às rodas de conversa transmitidas, basta acessar o canal do YouTube do Sesc São Paulo e o Instagram do Festival Favela em Casa SP.

 

Foto: Bruno Trindade

 

 

SAÚDE COMEÇA NA BOCA

Neste ano, o projeto Boca, pra que Te Quero?, realizado pelo Sesc São Paulo em setembro, levou para o ambiente virtual a importância de falar sobre saúde bucal e autocuidado. Para isso, o público pode conferir duas ações disponíveis online. Uma delas é o bate-papo Boca e Suas Conexões com a Vida: Saúde Bucal para Além do Cuidado com os Dentes, transmitido pelo Sesc Ideias no canal do YouTube do Sesc São Paulo, com a participação dos especialistas Carlos Botazzo, Elizabethe Cristina Fagundes de Souza e Samuel Jorge Moysés. Outra ação realizada é a série de animação exibida no portal do Sesc São Paulo com três cordéis que narram de maneira criativa as funções sociais da boca. Saiba mais: www.sescsp.org.br/bocapraquetequero e www.youtube.com/sescsp.

 

Imagem: Teatro Cartum / Ilustração: Toni D’Agostinho
 

 

DIREITO À ALIMENTAÇÃO

Quais os efeitos da crise global gerada pela pandemia sobre o sistema alimentar e a segurança alimentar e nutricional no Brasil? Esse é o tema que conduzirá a ação online da quarta edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, realizada pelo Sesc São Paulo no dia 14/10, em decorrência do Dia Mundial da Alimentação (16/10). Sob a mediação da historiadora Adriana Salay Leme, o debate Alimentação: Um Direito de Todos conta com a participação de Frei Betto, frade dominicano, escritor e assessor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, de Daniel Balaban, economista, diretor representante do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil, e de Elisabetta Recine, doutora em saúde pública e professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB). Acompanhe no canal do YouTube do Sesc São Paulo. Outros conteúdos que abordam o universo da alimentação, suas relações com saúde e cultura estão disponíveis em www.sescsp.org.br/experimenta.

 

Foto: Dani Sandrini

 

 

Foto: Charles Lima

 

Inspirado em correspondências e cartas enviadas por familiares e amigos, o espetáculo Cartas para um Outro Tempo, da São Paulo Companhia de Dança (SPCD), parte da conexão a distância, típica deste momento de quarentena, e das sensações provocadas por estes tempos de pandemia. Com dramaturgia de Bastian Thurner e direção artística de Inês Bogéa, os bailarinos Letícia Forattini e Otávio Portela apresentam-se no espaço doméstico. Assista no Dança #EmCasaComSesc no canal do YouTube do Sesc São Paulo.

 

 

revistae | instagram