Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Autocuidado

Ilustração: Mariana Waechter
Ilustração: Mariana Waechter

O convite para ilustrar a temática do cuidador idoso e refletir sobre o cuidado como um todo veio em um momento em que eu justamente testemunhava essa situação acontecer em minha família, com mãe, tia, avó, padrinho. Eles se tornaram "objeto de estudo" de certa forma, mas principalmente parceiros na compreensão do significado da empatia, compaixão, paciência e força.

Temos um conceito do cuidado em nosso imaginário que é terno e delicado, já que parece ser algo suave. Mas na realidade é um trabalho árduo, que exige tanto do corpo, pelo auxílio às limitações físicas do outro, quanto emocionalmente, ainda mais quando o cuidado acontece no âmbito familiar e proporciona reflexões sobre o espaço da vida, nossas relações e experiências.

Conversar sobre esse trabalho com quem cuida e com quem é cuidado me fez perceber a importância da nossa presença para aqueles que têm limitações e como precisam de amparo os que cuidam, tanto em nível pessoal como também em políticas públicas. O autocuidado, relacionado à preservação da saúde física e mental em todas as idades, também é um fator essencial, sobretudo para aqueles que dedicam suas vidas a auxiliar o outro – esses são especialmente fortes.

 

Veja aqui as ilustrações que Mariana Waechter fez para o artigo de capa da revista.

Não viu o artigo ainda? Então clique aqui e leia o que a Naiara de Fátima Dutra Lemos escreveu sobre idosos cuidadores.