Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Índice do Dossiê


• Viver em equilibrio

• Fronteiras do preconceito

• Para (e por) todos

• Toda maneira de amor

• Festival Sesc de Melhores Filmes

• #OcupaSacy

• Gestão Cultural

 

 

 

 

VIVER EM EQUILÍBRIO

 

Dança, cinema, música, ioga e outras práticas
como meditação dão o tom do
projeto Inspira – Ações para uma Vida Saudável

Foto: Giuliano Martins

É possível cuidar de si todos os dias e alcançar qualidade de vida. Esse é um dos objetivos do Inspira – Ações para uma Vida Saudável, projeto que propõe atividades em todas as unidades do Sesc São Paulo durante este mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde (7/04). Ao buscar a promoção do bem-estar, o projeto reúne ações participativas e vivenciais para todos os públicos.

Dessa forma, estimula-se a convivência e práticas que dialogam com teatro, dança, cinema, música, artes visuais, tecnologias, entre outras linguagens. Atividades que buscam uma abordagem integrativa dos temas relacionados à saúde, tanto física quanto mental.

“Queremos trabalhar a saúde de uma forma positiva porque, normalmente, pensamos apenas na prevenção da doença. E nosso caminho deveria ser na direção da saúde, da qualidade de vida. Dessa forma, inspiramos as pessoas para que olhem de outra forma para a vida e busquem meios que proporcionem a realização pessoal e o prazer em atividades cotidianas”, destaca Jair de Souza Moreira Júnior, assistente da Gerência de Saúde e Alimentação do Sesc São Paulo.

Na programação, meditação, técnicas de respiração, nutrição saudável e cultivo de horta, entre cursos, oficinas e palestras, em sua maioria gratuitas. O Inspira começa dia 6 e vai até 22 de abril em todas as unidades do Sesc São Paulo, além de espaços públicos e entidades parceiras.

“Queremos trabalhar a saúde de uma forma positiva porque, normalmente, pensamos apenas na prevenção da doença. E nosso caminho deveria ser na direção da saúde, da qualidade de vida”
Jair de Souza Moreira Júnior, assistente da Gerência de Saúde e Alimentação do Sesc São Paulo

 

Confira a programação no Em Cartaz.

 

 

FRONTEIRAS DO PRECONCEITO

Foto: Ana Branco

Você morreria por amor? Essa é uma das questões levantadas no espetáculo O Jornal – The Rolling Stone, dirigido por Lázaro Ramos e Kiko Mascarenhas, em cartaz até 15 de abril, no Sesc Santo Amaro. No palco, três irmãos – Joe, Dembe e Wummie – precisam reconstruir suas vidas em Uganda (África), após a morte do pai. Só que Dembe conhece Sam, um garoto branco irlandês por quem se apaixona. Condenados pela Igreja e pela lei, eles terão de fazer uma escolha entre o amor e a morte. Escrita pelo dramaturgo britânico Chris Urch, a montagem brasileira já foi indicada ao Prêmio Cesgranrio de Teatro 2017 de Melhor Espetáculo e Iluminação.

Confira a programação no Em Cartaz.

 

 

PARA (E POR) TODOS

Foto: Karina Bacci


A partir deste mês, o Sesc Belenzinho realiza o projeto Poéticas de Acesso, que levanta discussões acerca da acessibilidade em diversas práticas culturais. Na programação de abril, destaque para a oficina Acessibilidade – Por quê?, ministrada por Edvaldo Santos, pedagogo e poeta que faz parte do movimento pelos direitos das pessoas com deficiência, cujo lema é Nada sobre Nós sem Nós. Também haverá o curso Exposições Acessíveis, que aborda a exposição de conteúdos acessíveis no âmbito das artes visuais.

 

Confira a programação no Em Cartaz.

 

 

TODA MANEIRA DE AMOR

Foto:Vivi Bacco


O cotidiano de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers e pessoas intersex (LGBTTQI) reverbera em filmes e oficinas da Mostra Ser, no Sesc Ipiranga em abril. De 3 a 24, será realizado o curso LGBTs no Cinema Brasileiro – Panorama Histórico Séculos 20 e 21, ministrado pelo cineasta Lufe Steffen. Ainda na programação, serão exibidos curtas e longas-metragens. No dia 26, é a vez de o documentário Meu Corpo é Político (2017), de Alice Riff, mostrar a rotina de homens e mulheres transexuais das periferias de grandes cidades. A rapper Linn da Quebrada (foto), que faz parte do elenco, também participa de um bate-papo e pocket show após a exibição.

 

Confira a programação no Em Cartaz.

 

 

 

FESTIVAL SESC DE MELHORES FILMES

 

Foto: Divulgação

De 5 a 25 de abril, a 44ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes exibe películas premiadas,
além de clássicos restaurados, como Cidadão Kane (1941), de Orson Welles, uma obra-prima da história do cinema

 

Confira a programação no Em Cartaz.

 

 

ACHO QUE VI UM SACY

Foto: Divulgação


Partindo da figura desse peralta protetor da natureza, a exposição #OCUPASACY no Sesc Interlagos mergulha
em um cenário lúdico e de fantasia, de 14 de abril a 2 de setembro. Para isso, uma equipe de sacyólogos
mapeou 77 tipos desses seres do folclore brasileiro. A exposição marca também o centenário do livro O Saci-Pererê: Resultado de um Inquérito, de Monteiro Lobato. Hábitos, preferências culinárias, fisiologias,  brincadeiras e antigas histórias desses seres ensinam a importância da preservação do meio ambiente.

 

Confira a programação no Em Cartaz.

 

GESTÃO CULTURAL

Foto: Divulgação


O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc abre inscrições para o Curso de Gestão Cultural a partir de 11 de abril. Dirigido à qualificação de gestores culturais e profissionais do campo cultural que atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, o curso abordará diversos temas. Entre eles: gestão pública da cultura, políticas culturais, planejamento, legislação e direito cultural, educação e mediação, organização de instituições culturais, identidade e diversidade cultural, economia criativa, entre outros assuntos. As aulas começam em 3 de agosto e se encerram no dia 18 de maio de 2019.

 

Confira a programação no Em Cartaz.