Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Índice do Dossiê

• Exposição Flusser e as Dores do Espaço

• Espetáculo de Dança Oroboro

• Seminário Trajetórias de Ana Mae Barbosa

• Documentário Para-me de repente o Pensamento no SescTV

• Peça A Vida em Vermelho

• Exposição Cartografias das Territorialidades Culturais

• SescSP no Spotify

__________________________________________________

 

 

O filósofo da caixa preta

Exposição aproxima público das ideias de um dos mais importantes pensadores da comunicação e da cultura no Brasil e no mundo
 


Ed Sommer, Retrato de Vilém Flusser 1, 1988-89, Fotografia, PB (Acervo de artista)

A unidade do Sesc Ipiranga apresenta um panorama das reflexões e obras do tcheco-brasileiro Vilém Flusser (1920-1991), a partir de 10 de outubro. Sob curadoria do diretor do Arquivo Vilém Flusser São Paulo, docente da Faculdade de Comunicação e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Norval Baitello Junior, com a documentarista e doutora em comunicação e semiótica Camila Garcia, a exposição Flusser e as Dores do Espaço reúne algumas das ideias centrais do pensador.

Nascido em Praga, na República Tcheca, em 1920, o filósofo Vilém Flusser chegou ao Brasil em 1941, depois de fugir da perseguição de tropas nazistas na Segunda Guerra Mundial. Fixando-se em São Paulo, na condição de exilado, construiu uma obra cujas temáticas vão da teoria da linguagem verbal aos gestos humanos, passando por preocupações com o futuro da escrita e das comunicações.

“Sem pátria, Flusser nasceu, viveu e morreu à margem. Realizar Flusser e as Dores do Espaço é possibilitar outras visualidades para sua voz ao promover um novo encontro entre o público e o pensador tcheco-brasileiro”, destaca Hugo Cabral Carneiro, animador cultural do Sesc Ipiranga.

Para conhecer melhor o que Flusser pensou e como encanta o mundo até hoje, sobretudo as novas gerações, a exposição recria alguns dos espaços de seu pensamento, materializando obras como Língua e Realidade, Pós-História, A Filosofia da Caixa Preta, entre outras.

 

SEM PÁTRIA, FLUSSER NASCEU, VIVEU E MORREU À
MARGEM. REALIZAR FLUSSER E AS DORES DO ESPAÇO
É POSSIBILITAR OUTRAS VISUALIDADES PARA SUA
VOZ AO PROMOVER UM NOVO ENCONTRO ENTRE O
PÚBLICO E O PENSADOR TCHECO-BRASILEIRO.

Hugo Cabral Carneiro,
animador cultural do Sesc Ipiranga

 

Confira a programação completa

 

 

Voltar para índice

 

 

Dança do Tempo

 


Imagens: Cassiano Grandi
 

Nos dias 6 e 7, às 20h, o Sesc Belenzinho recebe o espetáculo de dança Oroboro. Sob direção de Alex Soares, a montagem aborda o ciclo da vida – da passagem da infância até a velhice e do constante caminhar do tempo. Criada pelo Projeto Mov_oLA, grupo de dança contemporânea que integra outras mídias e formatos digitais, a coreografia é acompanhada por uma trilha sonora interpretada ao vivo. O espetáculo faz parte da programação Mostra Sentidos – A Longevidade na Arte, do Sesc São Paulo dedicada ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro.

Veja a programação

 

Voltar para índice

 

 

Pioneira da Arte-Educação



Foto: 
Isabel D'Elia
 

Nos dias 16 e 17, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza o seminário Trajetórias de Ana Mae Barbosa, com participação da educadora na abertura do evento. Durante esse período, pesquisadores e arte-educadores do Brasil e dos Estados Unidos participarão de debates sobre o pensamento dessa educadora que é reconhecida como umas das pioneiras na idealização, organização e aprofundamento das concepções sobre o diálogo entre a arte e a educação. Entre os assuntos levantados no encontro estão as experiências das escolinhas de arte no país e a Abordagem Triangular, criada por Ana Mae para o ensino das artes.

Conheça a programação

 

Voltar para índice

 

 

Arte e Esquizofrenia


Foto: Divulgação
 

O SescTV exibe, neste mês, documentários, longas e curtas-metragens sobre a esquizofrenia e sobre como a arte interfere nesta doença que atinge mais de 20 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Na programação, destaque para o documentário português Para-me de repente o Pensamento (2014), premiado e inédito no Brasil. Dirigido por Jorge Pelicano, o filme mostra o cotidiano de pacientes do Centro Hospitalar Conde de Ferreira do Porto, onde esteve internado, em 1894, o poeta e pintor Ângelo de Lima, contemporâneo de Fernando Pessoa.

Conheça a programação no SescTV

 

Voltar para índice

 

 

A Vida em Vermelho


Foto: Fla´via Canavar
 

A atriz Letícia Sabatella vive Edith Piaf em um encontro fictício com Bertolt Brecht, interpretado por Fernando Alves Pinto, na peça A Vida em Vermelho, em cartaz no mês de outubro no Sesc Santo André e, em novembro, no Sesc Santo Amaro.
 

Saiba mais sobre a peça

 

Voltar para índice

 

 

Mapa da Cultura


Foto: Divulgação
 

Quais ações culturais e artísticas acontecem na zona sul de São Paulo? Para responder a esta pergunta, o Sesc Campo Limpo apresenta, até 26 de novembro, a exposição Cartografias das Territorialidades Culturais. Em setembro a unidade recebeu moradores, artistas e coletivos para bate-papos sobre os trabalhos desenvolvidos, especificamente, nessa região da cidade. Parceria do Sesc São Paulo com a Escola da Cidade, a iniciativa visa mapear a produção cultural que ainda se encontra à margem do circuito central.

Confira mais sobre a exposição

 

Voltar para índice

 

 

Aumenta o Volume


Foto: Divulgação
 

O Sesc São Paulo e o serviço de música digital via streaming Spotify selaram uma parceria de conteúdo. O objetivo é tornar disponíveis gratuitamente opções de playlists feitas com base em projetos e artistas integrantes da programação das unidades do Sesc. Iniciado em julho, o acordo resultou numa seleção de músicas organizadas a partir da experiência da instituição em propor e desenvolver ações nos campos da cultura, da educação e de diferentes manifestações em áreas como lazer, esporte, saúde e turismo. Dentre as listas musicais estão Instrumental Sesc Brasil, Selo Sesc, Jazz na Fábrica e #PraCorrer.


Mais informações sobre essa parecia no Portal Sesc São Paulo

 

Voltar para índice

 


__________________________________________________

 

“APESAR DA ATITUDE DE DISTANCIAMENTO, [BOB] WILSON FAZ UMA PAUSA PARA CONDENAR, AINDA QUE POR MEIO DE METÁFORAS, A ASCENSÃO DE IDEOLOGIAS CONSERVADORAS.”

Maria Luiza Barsanelli, em crítica no jornal Folha de S.Paulo sobre o espetáculo Conferência sobre Nada, que esteve em cartaz no Sesc 24 de Maio de 1º a 3 de setembro.

 

“ALÉM DE COMPOR E DE CANTAR, OS INTEGRANTES DA BARCA REVELAM O MESMO TIPO DE GRAÇA CULTIVADA POR SUASSUNA, QUE, PARA EXPLICAR O FENÔMENO DO HUMOR, LEMBROU DE ARISTÓTELES.”

Ubiratan Brasil, em crítica no jornal O Estado de S. Paulo sobre o espetáculo Suassuna – O Auto do Reino do Sol, em cartaz no Sesc Vila Mariana até 1º de outubro.

 

 

:: @sescrevistae | facebook, twitter, instagram