Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Índice do Dossiê

• Copa Integração dos Refugiados

• Festival Sesc Melhores Filmes

• Pétala por Pétala

• Somos Tão Jovens

• Circuito Sesc de Artes

• Cortina Fechada

• Bienal Naïfs do Brasil

__________________________________________________

 

 

Esporte pela visibilidade

Copa Integração dos Refugiados e Convidados reúne diferentes nacionalidades em torno da causa do refúgio


Foto: Ricardo Ferreira


Um refugiado é uma pessoa que saiu de seu país de origem por estar sendo perseguida por motivos de raça, religião, opinião política, orientação sexual, nacionalidade ou associação a determinado grupo social. Segundo o Comitê Nacional para Refugiados (Conare), o Brasil tem hoje aproximadamente 9 mil refugiados de 80 nacionalidades distintas. Com o objetivo de chamar a atenção para essa realidade e integrar a população refugiada que vive em São Paulo, de abril a julho ocorrem atividades da quarta edição da Copa Integração dos Refugiados e Convidados.

O evento, que teve início em 2012, é promovido pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) e pela Caritas Arquidiocesana de São Paulo, com o apoio do Sesc e da Prefeitura Municipal de São Paulo, entre outros parceiros. Neste ano, times de futebol de empresas parceiras do Sesc são também convidados para jogos amistosos com times de refugiados, com o objetivo de aproximá-los da temática do refúgio.  Além disso, a Copa trabalha também a inclusão de mulheres em suas ações, não somente na organização de times de futebol feminino, mas também na organização do evento.

“O Sesc possui uma trajetória de ações de integração voltadas a refugiados e solicitantes de refúgio desde 1995, quando foi firmado o convênio entre o Sesc, o Senac, a Caritas e o ACNUR. Assim, a quarta edição da Copa ocorre como continuidade dessas ações e representa não só diversão, como também uma forma de dar visibilidade à causa do refúgio e promover a integração entre os diferentes países”, afirma a assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais Denise Collus.

Além do lançamento da Copa no Sesc Pompeia, no dia 2 de abril, com jogos a partir das 9h, a programação conta com um Encontro Recreativo aberto para famílias e crianças no dia 30 de abril às 10h, no Sesc Pompeia. No dia 14 de maio, no Sesc Bom Retiro, junto de um Sarau ocorre o sorteio das equipes classificadas. As etapas finais da Copa estão previstas para os dias 16, 23 e 30 de julho, no Sesc Itaquera, após uma pausa de 27 de maio a 25 de junho devido ao Ramadã.

Veja a programação no Portal Sesc São Paulo.

Voltar para índice

 

 

Melhores filmes


Cena do filme Aquarius. Foto: Divulgação
 

Na 43ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes, realizada de 6 a 19 de abril no CineSesc, 426 filmes – 122 nacionais e 304 estrangeiros – lançados em 2016 são exibidos e disputam prêmios em uma eleição que envolve um júri formado por críticos de cinema e pelo público. Criado em 1974, o festival oferece a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior. As exibições no CineSesc são acessíveis, e todos os filmes contam com audiodescrição e legendas open caption.

Confira a programação no Portal Sesc São Paulo.

Voltar para índice

 

 

Espaço de integração


Foto: Alexandre Nunis
 

Em sua 10ª edição, o Pétala por Pétala – mostra de práticas socioambientais que ocorre anualmente no Viveiro de Plantas do Sesc Interlagos – fortalece seu objetivo de valorizar e difundir iniciativas socioambientais inspiradoras. Neste ano, com o tema “Morada Viva”, o evento será entre 29 de abril e 7 de maio com uma programação composta de oficinas, rodas de conversa, intervenções artísticas, vivências corporais, atrações musicais, alimentação e feira de expositores. A programação oferece ao público um espaço para encontro, troca, reflexão e estímulo sobre a construção de um modo de vida mais cuidadoso, integrado aos ciclos da natureza e à preservação da diversidade.

Confira a programação do Pétala por Pétala no Portal Sesc em São Paulo.

Voltar para índice

 

 

Jovens demais


Espetáculo Sobre Cartas & Desejos Infinitos. Foto: Victor Lemini
 

Entre março e abril, o Sesc Santo Amaro realiza a mostra Somos Tão Jovens, que reúne espetáculos teatrais que abordam temas em torno da juventude, com elencos formados por jovens atores. Além do espetáculo que abriu a mostra, Kiwi (de 10/3 a 19/3) e Tiros em Osasco (de 24/3 a 1º/4, sextas, sábados e domingos), em abril a mostra apresenta Sobre Cartas & Desejos Infinitos (de 8/4 a 16/4, sextas, sábados e domingos, exceto dia 14/4, e, excepcionalmente, dia 13/4). Adaptação do romance As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky, o espetáculo conta a história de Rafael, um garoto de 15 anos que acaba de entrar no ensino médio enquanto se recupera de depressão após a perda de seu único amigo.

Confira a programação na mostra.

Voltar para índice

 

 

Circuito Sesc de Artes


Espetáculo Raizes em Ruínas no Circuito Sesc de Artes 2016. Foto: Divulgação
 

Nesta edição, o Circuito Sesc de Artes, evento de circulação artística realizado pelo Sesc, percorre 118 cidades do interior, litoral e grande São Paulo, oferecendo atividades nas áreas de artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro. As apresentações são realizadas em espaços públicos, como praças e ruas, com programação livre para todos os públicos, de 28 de abril a 14 de maio, às sextas, sábados e domingos. O Circuito Sesc de Artes é realizado em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio.

Confira toda a programação

 

Voltar para índice

 

 

Cortina Fechada


Foto: Divulgação
 

Como parte da programação Cortina Fechada, que traz um panorama de trabalhos e artistas que sofreram com a censura ao redor do mundo, o Sesc Vila Mariana apresenta nos dias 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de abril, às 20h30, o espetáculo Coelho Branco, Coelho Vermelho, do iraniano Nassim Soleimanpour. O espetáculo, escrito para viajar o mundo quando o autor não tinha permissão para isso, dispensa direção e cenário, e cada apresentação conta com um ator ou atriz diferente que recebe o texto apenas quando sobe ao palco. Além disso, a programação prevê também a realização de uma oficina com Nassim Soleimanpour (6/4), além de um curso sobre Artes Cênicas e a Censura Durante a Ditadura Militar no Brasil (4 a 8/4) e uma mesa sobre Dramaturgia e Censura (12/4).

Confira a programação no Portal Sesc São Paulo.

Voltar para índice

 

 

Bienal Naïfs do Brasil


Foto: Isabella Matheus
 

De 21 de abril a 2 de julho, o Sesc Belenzinho recebe a exposição Bienal Naïfs do Brasil: Itinerância da 13ª edição – Todo Mundo É, Exceto Quem Não É. Paralelamente, a exposição Bienal Naïfs do Brasil: Evidências apresenta uma seleção de obras que foram expostas em edições passadas do evento, no Sesc Piracicaba.

Mais informações no Portal Sesc São Paulo.

 

Voltar para índice

 


__________________________________________________

 

“Não deu pra sentir o tempo passar. Minha amizade com L. C. (iniciais do nome de Sá, Luiz Carlos), como gosto de chamá-lo, sempre foi algo que aconteceu naturalmente e que vai seguindo vida afora, sem que a gente perceba o passar dos anos”

Guarabyraem entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. A dupla Sá e Guarabyra, que comemora 45 anos de carreira, apresentou-se no Sesc Vila Mariana nos dias 10, 11 e 12 de março.

 

“O projeto começou a ganhar corpo por uma indignação com essa degeneração ética, política e existencial que estamos vivendo, não só no Brasil”

Matteo Bonfitto, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. O ator, diretor e dramaturgo esteve com o monólogo Palavras Corrompidas no Sesc Ipiranga entre 17 de fevereiro e 12 de março.


::