Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Marcia Rangel Candido, Verônica Toste Daflo e João Feres Júnior

Resumo¿


¿O presente artigo indaga a maneira como o cinema comercial brasileiro espelha hierarquias profissionais de cor e gênero presentes em seus processos¿produtivos. A partir da codificação e análise de uma base composta pelas 238 produções de maior bilheteria entre os anos de 2002 e 2013,¿primeiramente focamos nas funções de direção, roteirização e atuação, a fim de averiguar se há nelas diversidade de gênero e “raça”. Na sequência,¿classificamos os personagens brancos, pretos e pardos dos gêneros feminino e masculino dos elencos principais de 91 filmes em que figuravam atores e atrizes negros(as), a fim de aferir sua caraterização. Os resultados¿mostram que as variáveis raça e gênero interagem na distribuição de funções de prestígio, como direção e roteiro, com a total ausência de mulheres negras e a sub-representação de homens negros e mulheres brancas, se¿comparados aos homens brancos. Ademais, identificamos na análise dos personagens a quase ausência de indivíduos pardos tanto do gênero masculino quanto feminino; a presença de brancos e, principalmente, pretos convivendo em áreas e habitações pobres; e o isolamento dos brancos de classe média e alta em relação aos não brancos.


¿Palavras-chave: Gênero. Raça. Audiovisual. Cinema. Representações.¿


¿Abstract¿

This article inquires about the interaction of gender and race in the Brazilian commercial film industry. We have coded and analyzed a database¿of 238 top selling movies in the period 2002-2013. First we look at the profile of directors and writers and then at actors. Second, we classified¿the characters of the 91 movies that had black actors in order to evaluate the way they were represented. The results show that gender and race interact in the distribution of high status functions such as director and writer, with a total absence of black women, and underrepresentation of black men and white women, as compared to white men. Browns of both genders were severely underrepresented among the actors. Finally, we found that while poor neighborhoods were depicted as inhabited by blacks¿and whites, affluent spaces were almost exclusively depicted as inhabited by whites.¿


¿Keywords: Gender. Race. Film Industry. Representation.¿


¿Baixe o artigo completo em PDF.