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Leonilia Magalhaes e Priscilla Cruz Leal

Resumo

Este artigo pretende discutir, dentro da história da arte, o significado da performance para o discurso feminista. Partindo de sua proto-história até os dias atuais, mostramos o quanto a arte performática foi importante como forma de expressão para as mulheres discutirem e exporem suas opressões, sua ênfase no corpo e desconstruções de identidades. Considerando ainda a ausência de um movimento de arte feminista brasileiro, analisamos duas performances da artista plástica Márcia X, que trazemsimbolismos e discursos que vão ao encontro das políticas do feminismo no Brasil, transgredindo a retomada da pintura pelos artistas plásticosno final dos anos 1980, momento de abertura do País, após longos anos de ditadura militar.


Palavras-chaves: Arte. Performance. Feminismo. Corpo. Márcia X.


Abstract


This article intends to write in the history of art the meaning of performance for the feminist discourse. From his proto- history to the present day, we show how much performance art was important as a means of expression for women to discuss and present their oppressions, its emphasis on body and identity deconstructions. Considering also the absence of a movement of Brazilian feminist art, we analyze two performances by the artist Marcia X, which bring symbolisms and discourses that converge with feminist policies in Brazil, transgressing the resumption of painting by artists in the late 80s, the country’s opening moment, after long yearsof military dictatorship.


Keywords: Art. Performance. Feminism. Body. Marcia X.


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