Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

A árvore mais comum em São Paulo

Foto: Leila Fugii
Foto: Leila Fugii

A árvore mais comum em São Paulo

Segundo mapeamento realizado pela Prefeitura de São Paulo em 2014, existem cerca de 650 mil árvores nas calçadas e canteiros da cidade – o que não inclui os parques e áreas verdes urbanas. Dentre elas, a espécie mais comum é a Tipuana, trazida para São Paulo no primeiro quarto do século 20 e que hoje corresponde a grande parte da arborização da capital.  


Tipuana Tipu

De copa elegante e crescimento rápido, a Tipuana Tipu foi a árvore escolhida para a arborização urbana de São Paulo entre 1900 e 1925, principalmente nos bairros de Higienópolis, Pacaembu, Perdizes, Cerqueira César, Sumaré, Paraíso, Alto da Lapa e Alto de Pinheiros, aparecendo com menor frequência também nos bairros do Tatuapé, Mooca, Belém, Penha e São Mateus.

Desde então, outras ações de plantio também utilizaram a espécie, que tem como característica as suas flores amarelas, pequenas e numerosas, que costumam formar um tapete ao redor da planta durante a primavera. Atualmente, porém, os planos de arborização em São Paulo têm dado preferência a espécies nativas, já que a Tipuana possui grande porte e pode causar danos ao calçamento, além de apresentar riscos de queda.

A espécie é oriunda da região oeste da América do Sul, de países como Colômbia e Bolívia. É, portanto, uma espécie exótica, e não nativa brasileira. Além de ter sido bastante plantada no Sul e Sudeste do Brasil, também é frequente na arborização de ruas, avenidas e praças de outros países, como Argentina, Bolívia, Chile, Estados Unidos, França e Argélia.

 

Fontes: Árvores Urbanas em São Paulo:
Planejamento, Economia e Água (2015),
de Marcos Buckeridge, e Biodeterioração,
Anatomia do Lenho e Análise de Risco de
Queda de Árvores de Tipuana, Tipuana Tipu
(Benth.) O. Kuntze, nos Passeios Públicos
da Cidade de São Paulo, SP (2009), de
Sérgio Brazolin.