Fechar X

A árvore mais comum em São Paulo

Postado em 23/12/2016

A árvore mais comum em São Paulo

Segundo mapeamento realizado pela Prefeitura de São Paulo em 2014, existem cerca de 650 mil árvores nas calçadas e canteiros da cidade – o que não inclui os parques e áreas verdes urbanas. Dentre elas, a espécie mais comum é a Tipuana, trazida para São Paulo no primeiro quarto do século 20 e que hoje corresponde a grande parte da arborização da capital.  


Tipuana Tipu

De copa elegante e crescimento rápido, a Tipuana Tipu foi a árvore escolhida para a arborização urbana de São Paulo entre 1900 e 1925, principalmente nos bairros de Higienópolis, Pacaembu, Perdizes, Cerqueira César, Sumaré, Paraíso, Alto da Lapa e Alto de Pinheiros, aparecendo com menor frequência também nos bairros do Tatuapé, Mooca, Belém, Penha e São Mateus.

Desde então, outras ações de plantio também utilizaram a espécie, que tem como característica as suas flores amarelas, pequenas e numerosas, que costumam formar um tapete ao redor da planta durante a primavera. Atualmente, porém, os planos de arborização em São Paulo têm dado preferência a espécies nativas, já que a Tipuana possui grande porte e pode causar danos ao calçamento, além de apresentar riscos de queda.

A espécie é oriunda da região oeste da América do Sul, de países como Colômbia e Bolívia. É, portanto, uma espécie exótica, e não nativa brasileira. Além de ter sido bastante plantada no Sul e Sudeste do Brasil, também é frequente na arborização de ruas, avenidas e praças de outros países, como Argentina, Bolívia, Chile, Estados Unidos, França e Argélia.

 

Fontes: Árvores Urbanas em São Paulo:
Planejamento, Economia e Água (2015),
de Marcos Buckeridge, e Biodeterioração,
Anatomia do Lenho e Análise de Risco de
Queda de Árvores de Tipuana, Tipuana Tipu
(Benth.) O. Kuntze, nos Passeios Públicos
da Cidade de São Paulo, SP (2009), de
Sérgio Brazolin.

 

Escolha uma rede social

  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter

adicionar Separe os e-mails com vírgula (,).

    Você tem 400 caracteres. (Limite: 400)