Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Por um Natal mais solidário

Neste ano, o Mesa Brasil Sesc, em parceria com a BRF e o instituto BRF, vai distribuir milhares de aves para a ceia de famílias de crianças e adolescentes atendidos em instituições sociais cadastradas no programa. Até o Natal, serão cerca de 250 mil Chesters entregues em todo o país.

A ação faz parte da campanha “No coração sempre cabe mais que um”, da Perdigão. Até 24/12, a cada chester comprado, outro é doado a quem precisa. No estado de São Paulo, a previsão é de 50 mil doações durante o mês de dezembro. “Para nós é um grande desafio, desde a escolha das instituições, locais de entrega e rotas de transporte, considerando a grande quantidade e as características do produto, que exige agilidade e cuidados no manuseio”, explica Karen Leal, assistente da Gerência de Saúde e Alimentaçaõ do Sesc, que coordena o Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil (CECAM).

As entregas já começaram em diversas cidades, a partir das 13 unidades do Mesa que operam no estado, atingindo mais de 300 creches e centros para crianças e adolescentes.  Em muitas instituições, que não têm condições de armazenar os produtos, a distribuição é feita diretamente do caminhão do Mesa para as famílias.

Confira algumas imagens da operação:

A gente recebeu muito retorno das pessoas, agradecendo a doação e contando que salvou o Natal para elas. Poder tocar as famílias dessa forma nos deixa muito felizes”, afirma Luciane Vania Ferreira, diretora da creche e centro comunitário Sinhazinha Meirelles, que atende mais de 500 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na região do Rio Pequeno, em São Paulo. “Recebemos o chester e já estamos ansiosas. Gostaria que hoje já fosse dia 24!”, comentou Oleane de Miranda Lopes, mãe da adolescente Victória, atendida na instituição.

A credibilidade do Mesa Brasil e a seriedade do trabalho desenvolvido foram decisivos para a parceria com a BRF: “Ter foco no outro, buscar seu bem estar e criar situações para acesso e inclusão é o que nos une e torna esta parceria tão genuína e poderosa”, afirma Marcela Toguti, diretora executiva do Instituto BRF.  “Outro aspecto fundamental para nós é executar com verdade, com segurança e transparência. E o trabalho tão robusto e tão respeitado que o Programa Mesa Brasil faz há décadas no país todo também parte dessas premissas”, diz Marcela.

Para o Mesa, essa é uma oportunidade de oferecer acesso a um alimento diferente do que as instituições estão habituadas a receber: “A parceria nos dá a chance de levar às pessoas assistidas um produto que vai agregar muito por seu valor nutricional, rico em proteína”, diz Luciana Curvello, assistente da Gerência de Saúde e Alimentação do Sesc São Paulo que coordena o programa no estado. Além disso, a ação tem um simbolismo especial nesta época do ano: “É um ato de solidariedade, uma forma de tornar o Natal dessas famílias mais completo”, afirma.
 

>>> Saiba mais sobre o programa Mesa Brasil aqui.