Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Educação ambiental urbana

Educação ambiental urbana

O Sesc São Paulo oferece diversificadas atividades socioeducativas direcionadas a toda a comunidade e que têm o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos participativos e integrados à sociedade contemporânea. Voltadas a todas as faixas etárias, as opções se estendem pelas áreas artísticas, esportivas, recreativas, de educação ambiental, turismo social e serviços como alimentação e saúde.

Ainda que pautado nos princípios do lazer, o enfoque educativo permeia todas estas atividades. No campo da educação ambiental, o objetivo é despertar o estímulo à consciência da comunidade para as questões ligadas à conservação e melhoria da qualidade de vida do seu meio, considerando o papel das cidades na ativa preservação de suas áreas verdes.

O tema também é abordado em programas permanentes ou em programações pontuais e apresentam os conceitos em espaços democráticos de participação e debate.

Outros exemplos se encontram na arquitetura das unidades, que possuem soluções para a diminuição do impacto ambiental e, nas unidades Interlagos e Itaquera, que apresentam especial preocupação institucional com o tema.

O Sesc trabalha há 70 anos para a difusão de conhecimentos e para proporcionar o debate amplo das questões que têm influência direta na vida da comunidade e de seus cidadãos. A instituição valoriza as temáticas ambientais e entende que esse compromisso, ao qual tem se dedicado ao longo desse período, se traduz na contribuição dos empresários do comércio, serviços e turismo para o desenvolvimento do país.

Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo