LIVRO E LEITURA postado em 28/09/2023
O livro em evolução
Dividido em sete partes, a obra História do livro e da edição chega às livrarias em coedição entre Edições Sesc e Ateliê Editorial abordando a evolução do livro em mais de três milênios de história
Escrito pelo bibliotecário e historiador francês Yann Sordet e traduzido por Antonio de Padua Danesi, em um estudo complexo e admirável, o autor aponta os mecanismos e estruturas do livro através dos séculos, passando pelo papel, pela fábrica do manuscrito medieval, adentrando as técnicas tipográficas, suas limitações e oportunidades, além de abordar o livro e os seus poderes constituídos, que vão desde a regulamentação até a estruturação. Informação e comunicação impressa também são tratadas no volume a partir da invenção da mídia. Tensões econômicas, inovações técnicas e uma nova estética do livro dão o tom aos capítulos finais do volume.
O leitor é convidado pelo autor a desbravar uma jornada pelos múltiplos caminhos de produção, circulação, formas e mutações da escrita e de seus suportes, desde a Antiguidade até o advento da impressão por tipos móveis na Europa. A obra é recheada com ilustrações que narram essa história, e conta com um projeto gráfico primoroso de Gustavo Piqueira, da Casa Rex.
Still fotográfico | Dani Sandrini
“Este livro se lê de duas maneiras: de ponta a ponta, ao longo de uma narração que retraça a evolução do livro através de três milênios, e como manual em que o especialista ou o simples curioso pode se abeberar, informando-se sobre assuntos precisos a partir de um sumário bem detalhado ou do índice remissivo", escreve o historiador cultural e bibliotecário Robert Darnton no posfácio da publicação.
Dividido em sete partes, a publicação aborda a evolução do livro por diversas épocas importantes do mundo, como Renascimento, Idade Medieval, a impressão e a edição antes e depois de Johannes Gutenberg, Humanismo, Revolução Francesa, entre outros.
História do livro e da edição é uma obra indispensável para estudiosos e amantes da escrita, que buscam informações sobre os primórdios e as origens da arte de escrever, sua revolução e evolução.
Trecho do livro
Veja também:
Coleção bibliofilia: Formada por oito volumes, a Coleção Bibliofilia nasce em um momento de profundas mudanças no mundo do livro e do impresso.