Sesc SP

postado em 26/07/2022

Na cadência intuitiva da música

amor-a-musica-img-destaque-site

      


Em Amor à musica, Eliete Eça Negreiros percorre a história da música nacional por meio da trajetória de compositores, cantores, instrumentistas e seus discos

 

Amor à musica: de Cartola, Paulinho da Viola, Cortázar, Nara Leão, Rogério Sganzerla... é um livro em que o leitor vislumbra paisagens musicais a partir de textos que foram originalmente publicados nas revistas Piauí e Caros Amigos entre 2012 e 2014 pela cantora e filósofa Eliete Eça Negreiros.

A autora, uma das fundadoras do movimento conhecido como Vanguarda Paulistana, combina razão e emoção com sutileza, revelando a originalidade de seu pensamento entre os intérpretes do Brasil por meio do estudo de sua música popular.

 

Da esquerda para direita, de cima para baixo: Cartola, Alaíde Costa, Paulinho da Viola, Nara Leão, Julio Cortázar e Omara Portuondo (Foto: Divulgação) 

 

As paisagens musicais vão ganhando novos matizes no decorrer do livro, evidenciando uma polifonia afetiva de sentidos que vão desde as obras de Cartola, Paulinho da Viola, Nara Leão, Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Lamartine Babo, Orlando Silva, Chiquinha Gonzaga, Wilson Batista, Baden Powell, indo até Omara Portuondo, Alaíde Costa, Manuel Bandeira, entre tantas outras vozes.

Entre o didático, o poético e o pessoal, Negreiros consegue o equilíbrio ideal para suas reflexões, evocando a musicalidade dos poemas de Manuel Bandeira, o pensamento melódico e cinematográfico de Rogério Sganzerla, e o escrever jazzístico e improvisado de Julio Cortázar.

Na orelha do livro, o compositor, cantor e pianista Arrigo Barnabé anota que Eliete, recorrendo a recursos ora sentimentais, ora racionais, consegue detectar “a sabedoria das canções, o ensinamento intuitivo daqueles iluminados que carregam a tarefa inevitável de sentir o mundo." Ainda segundo Barnabé, esta seria a síntese suprema da humanidade - um trunfo que só mesmo o amor é capaz de produzir. 

 


Trecho do livro

 

Produtos relacionados