Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Parque Estadual da Cantareira

Com cerca de 7.900 hectares, o equivalente a quase 8 mil campos de futebol, o Parque da Cantareira é considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo. Localizado ao lado do Horto Florestal, o parque abriga diversas nascentes, cursos d’água e espécies ameaçadas de extinção, como o bugio, o gato-do-mato, a jaguatirica, o macuco, o gavião-pomba, o jacuguaçu e o bacurau-tesoura-grande. Com trilhas em meio à Mata Atlântica e bosques para piqueniques, o local é aberto ao público desde 1989, quando o núcleo Pedra Grande entrou em funcionamento.

ÁREA VERDE
O nome “Cantareira” foi dado pelos tropeiros que passavam pela região nos séculos 16 e 17, em referência às nascentes e aos córregos da região. A explicação é que, na época, a água era armazenada em cântaros, espécies de vasos guardados em prateleiras chamadas cantareiras.

A área abrange os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. Sua maior porção, porém, está localizada na Zona Norte de São Paulo, e representa uma importante parte remanescente da Mata Atlântica na metrópole.

NÚCLEOS
O parque é dividido em quatro núcleos: Pedra Grande, Engordador, Águas Claras e Cabuçu. Em todos, há trilhas demarcadas que variam de percursos fáceis a intermediários.

O núcleo Pedra Grande foi o primeiro aberto ao público, em 1989. Localizado a uma distância de apenas 10 quilômetros em linha reta a partir da Praça da Sé, é o que atrai maior público. Uma das trilhas mais procuradas é a da Pedra Grande, onde se chega por uma caminhada de 9,6 quilômetros (ida e volta). A 1010 metros de altitude, a pedra funciona como um mirante de onde é possível avistar São Paulo do alto.

SERVIÇO
Núcleo Pedra Grande: R. do Horto, 1799, ¿Horto Florestal, São Paulo/SP
Núcleo Águas Claras: Av. Senador José Ermírio ¿de Moraes, s/n, Mairiporã/SP
Núcleo Cabuçu: Av. Pedro de Souza Lopes, 7903, ¿Jardim São Luis, Guarulhos/SP
Núcleo Engordador: Av. Cel. Sezefredo Fagundes ¿(altura do nº 19100), Jardim Cachoeira, São Paulo/SP
Visitação: Sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h. ¿Confirmar nos núcleos os horários permitidos para acesso às trilhas.
Ingresso: R$ 12,00 (menores de 12 anos, maiores de 60 anos ¿e pessoas com deficiência não pagam; estudantes pagam meia-entrada)
Mais informações: 11 2203-3266, 11 2401-6217 e 11 2995-3254