Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Museu de Zoologia da USP


Localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, o Museu de Zoologia é vinculado à Universidade de São Paulo (USP) e sua criação remonta ao século 19. Em 1890, diversas coleções formaram o Museu Paulista, por meio de doações de Francisco Mayrink ao governo do Estado de São Paulo. Esse acervo, incorporado a outros, ocupou o prédio-monumento do Ipiranga, inaugurado em 1895. Em 1940-1941, o acervo zoológico foi transferido para o edifício que hoje ocupa, mas só em 1969 o museu passou a fazer parte da USP e recebeu o nome atual. Em reforma desde 2010, o prédio deve ser reaberto para visitação ainda este ano.


Acervo

O Museu de Zoologia da USP (MZUSP) é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina. Seu principal objetivo é auxiliar no desenvolvimento do conhecimento acerca da biodiversidade brasileira e global. Com mais de 10 milhões de exemplares preservados, guarda testemunhos sobre espécies e ecossistemas, alguns hoje extintos. Esse patrimônio é fonte de dados em biologia evolutiva, paleontologia, ecologia e biologia molecular.


Pesquisa

Com uma biblioteca com mais de 100 mil volumes, o espaço é procurado por pesquisadores, tanto para consulta de dados quanto para depositar os testemunhos de seus próprios trabalhos. O MZUSP também tem papel importante na formação de zoólogos, pois os acervos servem como base para a educação de estudantes de graduação e pós-graduação.


MZUSP - Museu de Zoologia da USP
Avenida Nazaré, 481 - Ipiranga - São Paulo
Tel.: (11) 2065-8100
E-mail: mz@edu.usp.br