Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Direito dos cidadãos

Foto: Camila Nicoletti
Foto: Camila Nicoletti



Congresso Mundial de Turismo Social propõe debate sobre turismo de desenvolvimento


Em sua 26ª edição, o Congresso Mundial de Turismo Social traz ao Sesc, entre os dias 7 e 10 de outubro, especialistas, profissionais, estudantes e demais interessados no tema para o debate e a troca de experiências. Pela primeira vez, a América Latina sediará o encontro, cuja última edição aconteceu em Essaouira, no Marrocos, em 2012.

“A realização do Congresso reforça a longa parceria entre o Sesc São Paulo e a Organização Internacional de Turismo Social, instituição da qual o Sesc é membro desde 1980, tendo sido o primeiro membro americano filiado”, explica Flavia Roberta Costa, gerente adjunta da Gerência de Programas Socioeducativos do Sesc e vice-presidente da Secretaria para as Américas da Organização Mundial de Turismo Social (OITS Américas).

Sob o tema Turismo de Desenvolvimento: Unidade na Diversidade, o evento propõe um diálogo sobre as estratégias que visam o desenvolvimento integral e a luta contra a pobreza, a exploração, a discriminação e a desigualdade. Através de minicursos, apresentações de trabalhos científicos, passeios e excursões, serão realizadas discussões com foco no turismo como vetor de desenvolvimento social e de inclusão.

Nas atividades do congresso, a proposta é que sejam reconhecidas as diferentes formas do fazer turístico: turismo social, solidário, comunitário e acessível. Assim, o encontro visa aprofundar a reflexão sobre a importância da consolidação do turismo de desenvolvimento no Brasil.

“O turismo de desenvolvimento será apresentado em seu panorama mundial por meio de leituras continentais e serão propostas discussões sobre sua existência, sobre sua construção social e política e sobre os desafios e possibilidades para o seu financiamento, público ou privado”, completa Flavia.

 

“O turismo de desenvolvimento será apresentado em seu panorama mundial e serão propostas discussões sobre sua existência, sobre sua construção social e política”

Flavia Roberta Costa, gerente adjunta da Gerência de Programas Socioeducativos do Sesc e
vice-presidente da Secretaria para as Américas da Organização Mundial de Turismo Social (OITS Américas)




“Tocar para o jovem nos dá a certeza de que a nossa música vai continuar. Se você hoje tem um público jovem, amanhã ele vai ter
mais idade, e é ótimo saber que vamos continuar com ele.”

Enok Virgulino, em entrevista ao jornal Agora São Paulo.
O músico se apresentou com seu Trio Virgulino no Sesc Campo Limpo, em agosto




“Fazemos um musical genuinamente brasileiro. A trilha e as canções são originais, compostas por todo o grupo ao longo dos ensaios.”

Letícia Coura, em entrevista ao portal Globo.com.
A atriz esteve em cartaz em setembro no festival Mirada,
no Sesc Santos, com a peça Walmor y Cacilda 64 – Robogolpe



Lançamento
O Livro do Jazz: de Nova Orleans ao Século XXI permite ao leitor conhecer a abrangência dos aspectos relacionados ao gênero, agrupando-os em torno dos estilos, músicos, elementos, instrumentos, vozes, big bands e bandas, seguidos por uma discografia atualizada. Lançado originalmente em 1953, o livro se tornaria uma referência internacional sobre o tema, sendo traduzido em várias línguas. No ano 2000, após a morte do autor, Joachim-Ernest Berendt, seu assistente, Günther Huesmann, concluiu a sétima e última edição, agora publicada pelas Edições Sesc SP em parceria com a Editora Perspectiva.

Noite adentro
A oficina de criação literária Damas da Noite, voltada para transexuais e travestis que trabalham na região central da cidade, ocorre até outubro no Sesc Consolação. O objetivo foi convidar cada participante a criar um conto a partir de uma experiência significativa de sua vida. A programação foi fruto de uma parceria entre o Sesc e o Centro de Referência e Defesa da Diversidade/Grupo Pela Vidda, de São Paulo.

Tudo incluso
Em parceria com a ONG Sã Consciência, o Sesc Itaquera promoveu a 13ª Copa da Inclusão, entre os meses de agosto e setembro. O encontro esportivo é uma iniciativa que propicia a integração, a ressocialização e a inclusão de usuários, profissionais e familiares dos serviços de saúde mental de diversos municípios, como São Paulo, Diadema, Santo André e Mauá, em atividades como torneios esportivos, show de talentos, oficinas e feiras de geração de renda.

Tempero de fora
A Semana de Arte e Gastronomia Peru-Brasil trouxe um cardápio especial ao Sesc Carmo em setembro. Em parceria com o Consulado do Peru, o evento gastronômico contou com a presença de chefs peruanos, além de apresentações artísticas, food show, happy hour e bate-papos temáticos.

Mais para cá
O Sesc Santana apresentou, durante o mês de setembro, uma série de ações sobre o artesanato tradicional e sua relação com o espaço urbano. A Residência Lá e Cá contou com rodas de conversas com artesãos e aulas abertas para aprofundar questões da produção artesanal, além de encontros em que os participantes acompanharam o processo de feitura de itens artesanais, como a renda.