Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

O idoso nos meios comunicativos: problemáticas, linguagem e visibilidade. Um estudo do programa "De cara com a maturidade", da Rede Bandeirantes

Foto: Nilton Silva
Foto: Nilton Silva

Ângelo Sottovia ARANHA (1)
Pedro Celso CAMPOS (2)
Agnes Sofia GUIMARÃES (3)
Lucas de Oliveira LOCONTE (3)
Ludmylla Lopes ROCHA (3)
Nayara KOBORI (3)

Clique aqui para fazer o download do texto completo (arquivo em formato pdf com 173kb)

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo principal retratar a figura do idoso brasileiro nos meios de comunicação, dando destaque especial para o meio audiovisual, a televisão. A discussão terá como objeto de estudo o programa promovido pelo plano de saúde Prevent Senior, “De cara com a maturidade”, da Rede Bandeirantes, apresentado pela atriz Helô Pinheiro. Identificando as teorias de Nestor García Canclini e Jesús Martín-Barbero sobre os recentes estudos de recepção das informações dentro do campo da comunicação na América Latina e os estudos sobre a televisão de Pierre Bourdieu, o estudo será pautado em como a terceira idade é vista pelos mass media, como os assuntos sobre os idosos ganham visibilidade nos meios de comunicação e como esse público encara as mensagens recebidas e, assim, constrói sua percepção da realidade. Além disso, a discussão também irá abordar a linguagem utilizada no programa “De cara com a maturidade” por um viés jornalístico – que privilegia a eficácia da transmissão das mensagens – e pela recepção das informações por parte dos idosos, que são uma parcela expressiva da sociedade. Serão analisados 89 vídeos que foram disponibilizados no site do programa “De cara com a maturidade”, no dia 30 de novembro de 2012.

Palavras-chave: comunicação; televisão; recepção.

 

ABSTRACT

The main objective of this study is to present the portrait of the Brazilian old people broadcasted by mass media. The study is centered on the television program “De Cara com a Maturidade” (“Face to Face with Maturity”), sponsored by the health insurance company Prevent Senior, broadcasted by Rede Bandeirantes and presented by the hostess Helô Pinheiro. Identifying the theories by Nestor García Canclini and Jesús Martín-Barbero about the reception of information within the field of communication in Latin America and the studies about television programs by Pierre Bourdieu, the study is going to assess how Third Age is shown by media nowadays, it will also analyze the growth of visibility that old people have been gaining in the media and how the audience deals with the messages received in order to build their perception of reality. The language used on the show studied is going to be analyzed from a journalistic perspective, which privileges the efficiency of the messages transmission inside a social group that are already very expressive: the old people. 89 videos, provided by the program’s website on November 30th, 2012, will be analyzed.

Keywords: communication; television; reception.

_________________________

(1) Professor assistente doutor efetivo do Curso de Jornalismo na Unesp, campus de Bauru, desde 1995; mestrado em Projeto Arte e Sociedade, pela Unesp (1998); doutorado em Comunicação e Poéticas Visuais, pela Unesp (2004); coordenador do Grupo de Estudos Idosomídia. e-mail: sottovia@faac.unesp.br

(2) Professor de Jornalismo da Unesp, campus de Bauru; doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2006); pós- doutorado na mesma área pela Universidade de Sevilha (2008); docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da FAAC/Unesp e colaborador do Grupo de Estudos Idosomídia. e-mail: pcampos@faac.unesp.br

(3) Alunos do Curso de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Bauru, São Paulo, Brasil. e-mail: idosomidiaunesp@ymail.com