Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Terceira Idade e Avanço Social





O Sesc São Paulo vem caracterizando sua atuação, nestes 66 anos de existência, por iniciativas inovadoras em campos diversificados da cultura, do lazer e do tempo livre. Fato marcante deste pioneirismo foi a criação, no ano de 1963, do programa Trabalho Social com Idosos.


Na contramão de algumas iniciativas que ainda persistem em segregar a população idosa, a entidade trabalha, no dia a dia de seus 32 centros culturais e desportivos mantidos no Estado de São Paulo, uma inserção efetiva do idoso na sociedade.
São ações ligadas à apreciação artística, ao esporte, ao turismo, à cultura digital, à saúde e à alimentação que criam possibilidades inúmeras de participação e integração ativa dos idosos na vida comunitária – inclusive em seu envolvimento com as gerações mais jovens.


Na programação voltada às atividades físico-esportivas, o investimento em equipes capacitadas, infraestrutura e equipamentos colocam em evidência a necessidade de condições adequadas para o desenvolvimento prazeroso da atividade física na terceira idade.


Isso porque, refletindo o olhar dos empresários do setor de comércio de bens, serviços e turismo, responsáveis pela criação e manutenção do Sesc, tais ações propõem um cotidiano que busca valorizar, com a aposentadoria, a noção de bem-estar e qualidade de vida em toda sua dimensão.


Nesse sentido, ao completar 50 anos deste trabalho junto aos idosos, o Sesc São Paulo reafirma o empenho do empresariado em vincular crescimento econômico ao desenvolvimento pleno de uma sociedade democrática e inclusiva.



Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo

 

 

Fotos relacionadas