Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mosaico

Por: JORGE LEÃO TEIXEIRA

Luluzinhas – o Brasil ja´ tem 30 partidos registrados e mais 12 legendas em processo de organizac¸a~o. Uma delas e´ o Partido da Mulher Brasileira (PMB) – que ja´ reuniu 478 mil assinaturas, montou 11 direto´rios estaduais e tem como presidente sue^d haidar, que se gaba de na~o depender de homem para ganhar seu pa~o de cada dia. entusiasmada, ela apenas reclama, irritada, que muitas militantes insistam em dizer que, antes, precisam “ouvir o marido”.

U´ltimos moicanos – a u´ltima casa da orla praiana de copacabana foi vendida para que um hotel seja construi´do no lugar. ela era conhecida como a “casa de Pedra”, reside^ncia de Zilda canavarro Pereira (falecida em maio u´ltimo) desde 1917. Ja´ em Ipanema alguns proprieta´rios resistem bravamente a ofertas estratosfe´ricas. a coisa chegou a tal ponto que, na Rua Prudente de Morais, um engenheiro aposentado da Petrobras colocou uma placa em seu porta~o com os dizeres: “este imo´vel na~o esta´ a` venda. Pede-se na~o insistir”.

Zebra em Porteirinha – Meses atra´s, Silvanei Batista Santos, um ex-vendedor de bananas, filho de um carroceiro, resolveu candidatar-se a` prefeitura de Porteirinha, no norte de Minas, cujo prefeito na oportunidade, candidato a` reeleic¸a~o, tinha em seu curri´culo a fama de ter sido no passado um poderoso fazendeiro. Seguiu-se, enta~o, uma campanha do tosta~o contra os milho~es, tendo Silvanei prometido que, se ganhasse, iria tomar posse dirigindo a carroc¸a do pai, “seu” Tia~o, para mostrar que ser filho de carroceiro na~o e´ pecado eleitoral. Para surpresa do enta~o prefeito, o filho de Tia~o recebeu 13.052 votos, contra 9.977 do orgulhoso adversa´rio. Uma carreata de carroc¸as foi organizada para provar que “piaba pode engolir tubara~o”...

Freira na pista – aos sa´- \\bados ou domingos, a freira Mary helen Medeiros calc¸a um te^nis e corre 5 quilo^metros no aterro do Flamengo, retor- \\nando depois ao cole´gio santo amaro, em Botafogo. ale´m do exerci´cio, ela mata sau- dades dos tempos de moc¸a, quando militava na escolinha de basquete de horte^ncia e no curso de educac¸a~o fi´sica. as atividades esportivas sa~o feitas com irma~ Mary trajando um ha´bito aprovado pela congregac¸a~o das irma~s Beneditinas Missiona´rias de Tutzing, que tomam conta do cole´gio onde leciona. seu sonho: descobrir alguma corrida de 5 ou 6 quilo^metros cuja partida caia numa tarde de domingo, podendo, assim, conciliar seus compromissos religiosos com a pra´tica esportiva.

Feriadi´ssimo – Nitero´i bateu um recorde em mate´ria de feriados: o pessoal foi para casa no dia 14 de novembro, enforcou o dia 16, celebrou Zumbi no dia 20, o aniversa´rio da cidade no dia 22 e voltou ao batente somente na segunda-feira, 26. Ningue´m e´ de ferro, afinal.

Recordista – Harri Lorenzi, escolhido por Regina case´ para gravar o especial de fim de ano da se´rie “Um Pe´ de Que^?”, apresentada pelo canal Futura, e´ autor do livro A´rvores Brasileiras, best-seller que ja´ vendeu mais de 1 milha~o de exemplares. ante tal e^xito, lorenzi partiu para a fundac¸a~o de um Jardim Bota^nico no interior de Sa~o Paulo.

Zen Bennett – Tony Bennett, de 86 anos bem vividos, continua cantando e fazendo sucesso em plateias internacionais. Para os es- peta´culos no Rio de Janeiro, em sa~o Paulo e Porto alegre, trouxe sua filha Antonia, que danc¸a e canta com o “Zen Bennett”, os filhos Danny, seu empresa´rio ha´ 35 anos, e Dae, que cuida dos discos, ale´m da neta kelsey, foto´grafa da trupe familiar. o segredo de seu sucesso: ele revela que so´ canta canc¸o~es inteligentes, mu´sicas que durara~o para sempre. “Nada de lixo barulhento, que as pessoas acabam esquecendo em duas semanas.”

Tiroteio paulistano – a paulistada criou bem-humorados comenta´rios sobre a mare´ de viole^ncia que se abateu como uma ressaca sobre sua cabec¸a. sentindo-se numa inesperada Faixa de Gaza, transformada em “paulestina desvairada”, acionou seu crivo mordaz, sugerindo algumas medidas urgentes, tais como mandar prender a Marginal Pinheiros e a Marginal Tiete^, e transformar o bairro da liberdade em liberdade condicional e o do Bom Retiro, berc¸o do corinthians, em Bom de Tiro...

Vale-tudo – o que esta´ sendo recomendado para os cabelos femininos em 2013? E´ grande o ti-ti-ti em torno do coca-cola clothing, com destaque para o cabelo bagunc¸ado e tranc¸as encimadas por um topete alto e desorde- nado. Algo do tipo “acordei assim e vou sair assim”...