Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Nudez atemporal

No alto de seus 82 anos, dos quais 62 dedicados ao teatro, o diretor Antunes Filho é considerado um dos criadores mais respeitados do teatro contemporâneo brasileiro. Ao longo dos 30 anos no comando do Centro de Pesquisa Teatral (CPT), Antunes desenvolveu um método próprio em conjunto com o Grupo de Teatro Macunaíma. Apaixonado pelas obras do jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues, o diretor revisita o texto Toda Nudez Será Castigada, já adaptado por ele em 1984 (em Nelson 2 Rodrigues, projeto do qual fazia parte a apresentação da peça).

Após trabalho exaustivo em cima da obra, a entrega total dos atores pode ser conferida no Teatro Anchieta (Sesc Consolação) até o dia 16 de dezembro. O drama de Herculano, o viúvo burguês que vive um romance com a prostituta Geni após ter prometido ao filho Serginho que jamais se entregaria a alguém novamente, alimentou por longo período os persistentes julgamentos morais do público em relação às preferências de Nelson Rodrigues por temáticas fortes.

No entanto, esse tipo de visão simplista se esvai quando se percebe que o ponto central dessa adaptação é revelar os subterrâneos contidos na dramaturgia e as correlações entre o que se passa nas circunstâncias visíveis e tudo o que está contido – e talvez oculto – dentro delas.

Extremamente exigente, Antunes aprofundou o processo de preparação da peça. “Temos atores que têm contato com nossa técnica de trabalho há muitos anos, e outros que vêm de um processo contínuo há algum tempo dentro da nossa metodologia de trabalho”, explica. “O CPT tem como objetivo, em todas as suas criações, proporcionar aos atores alicerces técnicos oriundos das pesquisas realizadas desde a sua fundação.”

Segundo ele, em meio à crise da oferta de mão de obra qualificada para suprir as lacunas do teatro nacional, a técnica é fundamental para o desenvolvimento da arte. A base cultural, intelectual e técnica de um ator deve ser desenvolvida e alimentada cotidianamente para que ele tenha “consciência plena de sua função social”.

Para Antunes, Nelson era acima de tudo um poeta. Por esse motivo, não considerou difícil voltar a trabalhar com a obra. “O cotidiano serve como ponto de partida para a revelação de substratos da condição humana.

Daí emerge o mito”, afirma. “E, assim, a escritura de Toda Nudez Será Castigada revela-se prismática, revisitável, atemporal.” O encenador explica ainda que fez questão de reunir elementos que julga definir o teatro. “Tentamos encontrar a comunhão entre a cena e a poesia.”

“O cotidiano serve como ponto de partida para  a revelação de substratos da condição humana. ?Daí emerge o mito. E, assim, a escritura de  Toda Nudez Será Castigada revela-se prismática, revisitável, atemporal” - Antunes Filho, diretor e coordenador do Centro de Pesquisa Teatral (CPT)

--

Tudo sobre Isaac Julien

Em cartaz no Sesc Pompeia de 4 de setembro a 16 de dezembro, e também no SescTV, a mostra Isaac Julien – Geopoéticas é a primeira individual do artista e cineasta britânico no Brasil. A exposição, com curadoria de Solange Farkas, diretora da Associação Cultural Videobrasil – instituição parceira do Sesc São Paulo na realização do evento –, abrange duas décadas de sua produção. Do universo representado pelas obras expostas emergem dois aspectos marcantes em seus trabalhos: temáticas contundentes (como identidade cultural, política e sexualidade) e aspectos formais rigorosos – que incluem o uso preciso de cores, narrativas multifacetadas e sobreposições visuais e sonoras. No SescTV a  programação conta com palestras, programa de formação em arte contemporânea, seminário internacional e exibição de destaques de sua filmografia.

“Acho que cada música é uma nova experiência.  Eu gosto de experimentar no processo criativo.  Não sei tocar muito, mas às vezes eu pego  o violão e penso nos acordes, primeiro penso  em uma harmonia, para depois fazer a letra”

A cantora Tulipa Ruiz em entrevista à revista TPM. A artista fez shows, nos dias 13 e 14 de outubro, no Sesc Santo André

“Minha grande escola foi a minha família. Minha mãe  cantando, meus tios tocando, minha avó tocava piano,  meu pai cantava seresta. Uma família de músicos, por amor...  Foi assim desde a infância”

O músico e compositor Guinga ao site do Diário do Nordeste (diariodonordeste.globo.com). O músico se apresentou com a cantora italiana Maria Pia de Vito no projeto Dialeto Napolitano, no dia 19 de outubro, na unidade Vila Mariana

MOVIMENTO BRASIL

Aumentar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no Brasil até 2016, ano dos Jogos Olímpicos no país. Esta é a proposta da campanha Move Brasil, iniciativa desenvolvida em parceria do Sesc, Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, ACM, Isca e Atletas pela Cidadania. A campanha foi lançada na abertura do congresso internacional Move 2012, que discutiu ações ligadas ao conceito de Esporte para Todos, entre os dias 24 e 27 de outubro, no Vila Mariana.

Hip hop e cordel

Cartaz do Teatro Santos Dummont, em São Caetano, no dia 13 de outubro, Um Rap para Teodora utiliza a linguagem do movimento hip hop para apresentar ao público uma obra da literatura de cordel: A História da Donzela Teodora. A história é de uma jovem vendida a um comerciante e que passa a receber dele estudo e conhecimentos. Passados alguns anos, Teodora começa a usar o que sabe para mudar a sociedade à sua volta. O espetáculo é do Grupo Permanente de Pesquisa da Cooperativa Paulista de Teatro e foi apresentado como parte da programação da unidade do Sesc no município.

Ilustres anônimos

O projeto Estamos Aí, que o Sesc Bom Retiro realizou em outubro, homenageia os representantes de uma geração que, mesmo sem o sucesso de colegas como Chico Buarque e Caetano Veloso, ajudou a modernizar a música brasileira, na década de 1960. A programação incluiu shows musicais de Caçulinha e convidados (dia 18), dos músicos Hector Costita (sax), Laércio de Freitas (piano), Lito Robledo (baixo acústico), Alemão (guitarra) e Jorge Saavedra (bateria) – reunidos no espetáculo São João x Ipiranga: O Ponto dos Músicos – (dias 20 e 21), e da dupla Lambari (clarinetista) e Gogô (pianista), no dia 25.

Premiações musicais

O Selo Sesc está concorrendo aos prêmios de melhor álbum instrumental no XII Latin Grammy Awards com o disco Rasgando Seda, de Guinga e Quinteto Villa-Lobos, ao melhor CD de música erudita no 8º Prêmio Bravo! pelo álbum Espelho d’Água, de Camerata Aberta. A cerimônia do Grammy acontece em 15 de novembro, em Las Vegas, e a do Prêmio Bravo! em 30 de outubro, no Auditório do Ibirapuera.

Mestre do susto

Considerado um dos grandes mestres do terror no cinema – ao lado de nomes como Bela Lugosi e Boris Karloff – o ator norte-americano Vincent Price foi homenageado com uma minimostra apresentada, em outubro, pelo Sesc Santo André. Foram exibidos quatro clássicos de Price: A Casa dos Maus Espíritos (1959), no dia 9, A Queda da Casa de Usher (1960), no dia 10, As Sete Máscaras da Morte (1973) e a comédia macabra O Corvo (1963), com Karloff no elenco, no dia 17.

Pura abstração

Em Tempo Roubado, espetáculo que a companhia La Puerta apresentou no Sesc Pinheiros de 16 a 31 de outubro, a dança “rouba” conceitos da música, com os intérpretes – bailarinos e músicos – trabalhando a “elasticidade do tempo” por meio do corpo e suas memórias afetivas. A apresentação fez parte do projeto de dança Fora do Palco, no qual os espetáculos são pensados para ocupar espaços alternativos da unidade.

A parte que cabe

Um grupo de mulheres ocupa terras de uma usina canavieira, alegando que a propriedade foi dada em cartório a um santo – sendo, portanto, um espaço sagrado, onde rituais são realizados. Essa é a história de Terra de Santo, espetáculo da companhia Os Fofos Encenam em cartaz no Sesc Belenzinho de 13 de outubro a 11 de novembro. A direção e a dramaturgia são de Newton Moreno.

Almoço musical

Diversos estilos musicais têm espaço no projeto Intervalo Sonoro, do Sesc Carmo, que oferece shows durante a hora do almoço. Em outubro, compuseram a programação o duo formado por Evandro Bene (violonista) e Eber Cardoso (flautista), nos dias 8, 10, 15, 22 e 29; o show Blues com Dois no Blues, com o gaitista Ricardo Parronchi acompanhando o violão de aço de Walter Gomes, nos dias 9, 16 e 23; a mistura de bossa e samba da dupla de violão e sopros Laura Campanér e André Calixto, nos dias 10, 17, 24 e 31; e a apresentação Jazz com Duo Sax Banjo Pocket Band, nos dias 11, 18 e 25.

Tarde da noite

Na animação Os Contos da Noite, produção francesa de 2011, dirigida por Michel Ocelot, um casal de crianças e um velho projetista se encontram todas as noites em um pequeno cinema abandonado e cheio de segredos. A garotada pôde conferir o que acontece nesses misteriosos encontros durante a exibição do filme no CineSesc, no dia 12 de outubro, na Sessão Especial Dia das Crianças. A matinê foi às 15h.

Música instrumental

Programação dedicada à música instrumental em suas diversas vertentes, o projeto permanente Instrumental Sesc Brasil, realizado na unidade Consolação, apresentou Zé Barbeiro, no dia 8 de outubro; o pop do grupo Surfadelica, no dia 15; Raul de Souza apresentando o show do DVD O Universo Musical de Raul de Souza (gravado ao vivo no Sesc Vila Mariana), no dia 22; e a paulista Gabi Gonzalez, no dia 29.

Para crianças e adultos

Sempre destaque na unidade Interlagos, a programação de peças infantis apresentou, em outubro, os espetáculos Toc Patoc Com Tiquequê, no dia 12, e Homem Palco, no dia 14. Enquanto o primeiro traz às crianças o contato com cantigas e brincadeiras da cultura popular de gerações passadas, o segundo usa diversas técnicas de manipulação de bonecos para apresentar três contos compilados pelo estudioso da cultura popular brasileira Luís da Câmara Cascudo.

Mostra Strindberg

No ano de centenário de morte do dramaturgo sueco August Strindberg, a programação especial criada pelo Sesc Ipiranga homenageia a obra do autor com uma programação composta de remontagens de espetáculos teatrais, montagens inéditas, work in progress, vivências, exposição, leituras dramáticas e debates. Entre os destaques, o espetáculo Brincando com Fogo, com a Cia. Mamban (de 3 a 6/10) e as leituras dramáticas dos textos O Sonho (6/10) e Dança da Morte (9/10) – respectivamente pelo Grupo Oficina e Universidade Antropófaga e pela atriz Denise Weinberg, com direção de Alexandre Tenório.

Em ritmo de drama

A Cia. Tango e Paixão apresentou uma coreografia (sem nome) que homenageia cantores do gênero de origem argentina, como Carlos Gardel, e celebres compositores do naipe de Astor Piazzolla. Um cantor e três casais dividiram o palco no espetáculo que fez parte do projeto Corpo Depoimento, do Sesc Itaquera, no dia 20 de outubro.

Meses de circo

Durante os meses de outubro e novembro, o Sesc Osasco apresenta a diversidade da linguagem circense com a participação de diversas companhias. No mês passado, os destaques foram as performances Peripécias (dia 12), com o palhaço Tchutchuco, e Quebrando a Bacia (dias 14 e 27), do palhaço Montanha Carvalho; o espetáculo musical Banda Gigante em Movimenta o C.E.L.E.B.R.O (dia 13); e a apresentação do Circo do Sol intitulada O Circo do Só Eu no dia 14.

Série teatral

Ficção é um evento teatral composto por seis espetáculos curtos e independentes, resultado das investigações da Companhia Hiato. A atividade é do Sesc Pompeia e vai de 9 de outubro a 4 de novembro. A direção e a dramaturgia são de Leonardo Moreira. No elenco, Aline Filócomo, Fernanda Stefanski, Luciana Paes, Mariah Amélia Farah, Thiago Amaral e Paula Picarelli.

Criançada em movimento

Durante um fantástico jogo de videogame, um menino lança-se num mundo estranho e cheio de curiosidades. Esse é o mote de Menino Já Foi?, apresentação interativa de dança contemporânea para crianças da Outro Outra Cia de Dança. O espetáculo compôs a programação infantil da unidade Santana e foi apresentada no dia 6 de outubro.

Música e palhaçada

No musical infantil O Circo sem Teto da Lona Furada dos Bufões, os personagens Bufão, Panfeto e Pafim regem a Banda Dona Zefinha, formada por instrumentos exóticos, e ainda fazem gags e brincam com a plateia. A atividade, apresentada no Sesc Santo Amaro, no dia 13 de outubro, fez parte do Festival de Teatro de Campo Limpo (Festcal).

Direto da Índia

Dança clássica indiana – conhecida como odissi – e música ao vivo executada com instrumentos tradicionais, como a cítara e o harmônio, unem-se em uma releitura das tradições hindus em As Joias de Krishna, cartaz do Sesc Vila Mariana nos dias 6, 13, 20 e 27 de outubro. A produção da Cia. Ópera na Mala tem na mitologia daquele país o eixo em torno do qual são trazidas as lendas, músicas, danças e outros elementos de sua cultura.

::