Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

Figura presente em todas as infâncias e também permanente nos sonhos adultos, a figura do velho palhaço sofreu modificações – assim como ocorreu com o circo, seu palco emblemático, o comediante de picadeiro passa por transformações. Se o diálogo direto com o público hoje é menor, o uso do gestual e da linguagem corporal se tornou um instrumento importante em sua comunicação. O humor adquiriu ainda outras feições, assim como os temas trafegam em diversos outros assuntos.

Em Entrevista, Ronaldo Lemos, especialista em tecnologia, comenta como as invenções digitais devem transformar a produção cultural e também seu consumo.

A importância da preservação do patrimônio histórico para o desenvolvimento sustentável é discutida no Em Pauta, em artigos inéditos, pelo jornalista e prefeito de Ouro Preto (MG), Ângelo Oswaldo de Araújo Santos e o arquiteto e urbanista Roberto Loeb.

As obras da artista modernista Anita Malfatti, no Museu de Arte Contemporânea, têm sua história contada no Almanaque Paulistano. E a exposição São Paulo, um olhar de imigrantes, na Pinacoteca do Estado, ocupa o destaque de Vistas Contemporâneas.

Entre as reportagens, perfil do dramaturgo sueco August Strindberg, a obra radical de Bispo do Rosário e a ginástica multifuncional. Em Depoimentos, o escritor português Gonçalo Tavares fala de seu processo criativo e de sua desconfiança com a tecnologia. O professor Amálio Pinheiro, em Encontros, discute as relações de comunicação e cultura.?O poeta Celso de Alencar mostra sua produção em Inéditos. No Em Cartaz a programação de novembro do Sesc São Paulo.

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo