Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

Por conta de uma complexidade cada vez maior do mundo contemporâneo, a chamada educação não formal ocupa espaço relevante na agenda da sociedade – em tempos nomeados pelos estudiosos como Sociedade do Conhecimento. São cursos dados por especialistas, em períodos variados de duração, com o intuito de cobrir interesses culturais e intelectuais, seja para uma necessidade profissional ou apenas para iluminar uma nova vocação.

Em Entrevista, o professor e economista Luiz Gonzaga Belluzzo analisa a educação brasileira frente à necessidade trazida pelo desenvolvimento e os desafios éticos postos pelas mídias digitais. 

A importância da literatura infantil na educação é discutida no Em Pauta em artigos inéditos pelas professoras Luciana Gomes Cunha Centini e Miriam Louise Sequerra.

O compositor Heraldo do Monte, em Depoimentos, comenta a música instrumental brasileira, com destaque para o grupo Quarteto Novo. O artista plástico Fernando Vilela, em Encontros, discute como a ilustração ganhou relevância nos livros.

A tela Independência ou Morte, de Pedro Américo, no acervo do Museu Paulista, tem sua história contada no Almanaque Paulistano. Em Vistas Contemporâneas, o destaque é a obra de Paulo Bruscky.

Entre as reportagens, perfil da obra Pierrot Lunaire, de Schoenberg, marco da música contemporânea, o projeto Eternal Tour e a culinária que acompanha as narrativas cinematográficas. Histórias na hora de dormir, de Luiz Roberto Guedes, está em Inéditos. No Em Cartaz a programação de outubro do Sesc São Paulo.

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo