Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

Cada vez mais se constata a importância dos esportes no cotidiano das pessoas. Pesquisas científicas reiteram o benefício para aqueles que praticam algum tipo de atividade física – do futebol com os amigos, à escalada solitária e ao ciclismo em grupo, entre outros, sabe-se por avaliações médicas como essas práticas protegem a saúde. Estão aí também as estatísticas para demonstrar os bons resultados na prevenção às doenças.

Especialistas, de outro lado, alertam para a necessidade de que o esporte seja feito inspirado pelo prazer, distante de um parâmetro competitivo e, mais importante ainda, dentro do princípio de que qualquer pessoa, independentemente de ter ou não habilidade, estará sempre no jogo da fruição esportiva.
Em Entrevista o professor e filósofo Ulpiano Bezerra fala sobre a importância dos museus em tempos digitais e na preservação da memória.

Artigos exclusivos da economista Ana Carla Fonseca Reis e da jornalista e mestre em artes visuais Susana Gastal discutem o conceito de valor da cultura na sociedade contemporânea.

Ismail Xavier, professor e ensaísta, na seção Encontros, aborda o cinema e seu diálogo com a cultura. O diretor Sérgio de Carvalho, em Depoimentos, comenta o papel do dramaturgo alemão Bertolt Brecht nas artes do século 20.

A igreja Nossa Senhora da Boa Morte tem sua história registrada no Almanaque Paulistano. Também em Vistas Contemporâneas, agora no Museu Afro Brasil, outro registro de São Paulo: uma homenagem ao IV Centenário da cidade.

Entre as reportagens, um perfil da Nouvelle Vague, movimento de jovens críticos franceses que mudou o cinema mundial, a arte para mídias móveis e os passeios por dentro de São Paulo. O poeta Carlos Felipe Moisés é o destaque em Inéditos.

Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo.