Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Silveira Martins, a rua dos perfumes

O centro histórico de São Paulo guarda várias curiosidades reveladas aqui e ali – em ruas e prédios – aos olhos dos mais atentos. Uma delas diz respeito à vocação de polo comercial da capital: são as ruas que, ao longo da história, acabaram por concentrar o mesmo tipo de comércio. Verdadeiros “shoppings temáticos” a céu aberto tornaram-se endereço certo para quem procura variedade – de tipos e de preços – do produto procurado. A rua Silveira Martins, localizada entre a Praça Clovis Beviláqua e o Parque Dom Pedro, é uma dessas. É impossível andar por ela sem sentir no ar em qual artigo é especializada. Literalmente no ar. O local é a “capital paulista” das essências e perfumes. A pesquisadora Silvia Costa Rosa, autora do livro 1001 Ruas de São Paulo (Panda Books, 2003) afirmou desconhecer a origem de mais essa curiosidade paulista. “Acredito que tenha começado com apenas uma loja que, por ser muito procurada, chamou a atenção de outros comerciantes”, arrisca. “Mas não sei, não encontrei explicação oficial.”
No entanto, sobre a figura que dá nome ao logradouro, Silvia descobriu nos arquivos do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) de São Paulo que se chamava Gaspar da Silveira Martins, e foi um político do final do século 19, grande entusiasta das ideias democráticas da época. Expatriado para o Uruguai, por ocasião da Proclamação da República, em 1889, Silveira Martins morreu em Montevidéu, capital do país, em 1901.


VISTAS CONTEMPORÂNEAS

Espaço Perfume Arte + História (museu do perfume)

Inaugurado no dia 23 de setembro de 2010, o Espaço Perfume Arte + História é o mais novo “museu interativo” de São Paulo – no mesmo estilo do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol. Embora não tenha recebido oficialmente o nome de museu – a organização e exibição do acervo de mais de 500 peças está mais para uma osmoteca, uma “biblioteca de cheiros”, o local guarda relíquias históricas. Entre elas, um frasco de vidro datado de 1500 a.C. e um exemplar original da Eau de Cologne Royale – Jean Marie Farina, água de colônia encomendada pelo imperador francês Napoleão Bonaparte para sua mulher.

O espaço de 210 metros quadrados é dividido em dez núcleos, que somam mais de 20 vitrines. Um dos módulos mais curiosos é a Pirâmide Olfativa, um equipamento importado da França que exibe um vídeo sobre os componentes dos perfumes. Ao mesmo tempo em que o vídeo é exibido, as fragrâncias são exaladas acima do visitante, estimulando, além da audição e da visão, também o olfato. 

O Espaço Perfume Arte + História fica na rua Dr. Emílio Ribas, 110, no bairro de Perdizes, Zona Oeste de São Paulo. A visitação pode ser feita às terças, quartas e sábados, das 10h às 18h; às quintas, das 10h às 20h; e aos domingos, das 12h às 18h. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone (11) 2361-7728.