Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Os melhores do Sesc

Os melhores no Sesc

O projeto Gainsbourg Imperial foi o vencedor na categoria melhor show do 6º Prêmio Bravo! – 2010, entregue no dia 25 de outubro, na Sala São Paulo, centro da cidade. Apresentado no Sesc Pinheiros, o show escolhido reuniu Caetano Veloso e Jane Birkin, sob regência do maestro Jean-Claude Vannier.

Já entre os melhores espetáculos de dança, ganhou a coreografia Pororoca, de Lia Rodrigues Companhia de Danças, que percorreu diferentes unidades do Sesc, entre agosto e setembro de 2010, em comemoração aos 20 anos da companhia carioca. Enquanto na categoria melhores espetáculos de teatro, faturou o Vida, da Companhia Brasileira de Teatro, que se apresentou em julho no Sesc Santana, e em setembro no Festival Mirada. Para a melhor personalidade cultural do ano, o prêmio foi dado ao tradutor e escritor Boris Schnnaiderman.

Hip hop em cores

Um painel produzido pelos grafiteiros Osgemeos, Finok e Toes ficará exposto temporariamente no Sesc Itaquera, para comemorar a primeira edição do Festival Duloco, que foi realizado em 1999 nas unidades do Sesc Belenzinho e do próprio Itaquera, trazendo na época os principais representantes nacionais e internacionais da cultura hip hop. Com 20m de comprimento e 2,75m de altura, a obra representa a trajetória da história do hip hop.

Autoinvestigação

O Sesc Consolação apresentou, nos dias 29 e 30 de setembro, o espetáculo de dança Público: 3 Atos e um Livreto, uma criação conjunta com direção de Adriana Grechi e colaboração de Andréia Guilhermina, Júlia Rocha, Karime Nivoloni, Nina Giovelli e Valeska Figueiredo. A proposta da coreografia é explorar como o corpo, no momento da cena, vivencia diversos focos de atenção ao mesmo tempo. A apresentação tem trilha sonora de Dudu Tsuda e um vídeo criado por Rodrigo Gontijo.

Drama em cena

O Sesc Pinheiros apresentou, de 7 a 17 de outubro, o espetáculo Música Para Cortar os Pulsos, com dramaturgia e direção de Rafael Gomes, e com Mayara Constantino, Kauê Telloli e Victor Mendes no elenco. A montagem apresenta o universo particular de três personagens, em torno dos 20 anos, e explora a complexidade dos vínculos entre eles. As situações narradas pelos jovens levam a um impasse cuja intensidade se compara às tais “músicas para cortar os pulsos”.

Correção Almanaque
Na edição passada da revista, a foto exibida na seção Almanaque Paulistano retrata a Chácara Conceição e não a Chácara Flora, conforme foi publicado. Faltou ainda informar que a imagem integra o acervo de Ubirajara Ribeiro Martins de Souza e foi digitalizada por Douglas Nascimento, que junto com o pesquisador, Ralph Giesbrecht, a resgatou.

Na rua mesmo

Em setembro, a Mostra Sesc de Teatro de Rua de 2010 levou uma programação com diversas montagens, vindas de diferentes regiões do país, a espaços públicos tanto da capital quanto de cidades da Grande São Paulo e do interior. Na região do ABC, a unidade Santo André capitaneou as apresentações.

Entre os destaques, a peça Cirquinho de Pulgas (foto), com a Legião de Palhaços, de Santa Catarina – apresentada, no dia 22, no Calçadão Comercial da Rua Cel. Oliveira Lima; e a montagem A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina, da Associação Cultural Tropa do Balaco Baco, de Pernambuco, encenada no Parque Municipal Salvador Arena, em São Bernardo do Campo, no dia 24.

Corrida na capital

O Sesc São Paulo realizou dia 24 de outubro a 4ª edição da Meia Maratona de Revezamento, a única na capital voltada à participação de grupos, no total de 2.098 inscritos, que percorreram de 5km a 21km de distância. A prova, que foi organizada pela unidade Ipiranga, no parque da Independência, faz parte do Circuito Sesc de Corridas, que atualmente conta com 14 corridas em todo o estado, das quais cinco na cidade de São Paulo. Além da prova, o Sesc Ipiranga realizou uma série de atividades em comemoração ao Dia do Comerciário.

Arte contemporânea em foco

Ficou em cartaz durante todo o mês de outubro, no Sesc Pompeia, a exposição Tripé | Paralelo 30, que reuniu obras dos artistas plásticos contemporâneos Gisela Waetge, Rommulo Vieira Conceição e Túlio Pinto. A mostra, que tem curadoria de Jailton Moreira e da equipe do Sesc São Paulo, deve se estender até o dia 19 de dezembro. O principal intuito do projeto é ampliar o intercâmbio cultural e os questionamentos sobre a criação de arte contemporânea.

Cinema independente

Numa parceria entre o Sesc São Paulo e a Zeta Filmes, aconteceu, no CineSesc, entre os dias 16 e 30 de setembro, a quarta edição paulista do Indie – Mostra de Cinema Mundial, criada há dez anos em Minas Gerais. Foram exibidos 49 longas e 21 curtas de 12 países. Focado em produções do chamado cinema independente, o festival trouxe aos paulistas uma retrospectiva da obra do japonês Kiyoshi Kurosawa e do tailandês Apichatpong Weerasethakul.

Da areia e concreto

Élise e Léo vivem em um espaço fechado, prisioneiros do medo, do desconhecido e de um tempo rígido que é medido em grãos de areia. Esse é o complexo enredo do espetáculo canadense Sapatos de Areia, apresentado no Sesc Santo Amaro, de 24 a 26 de setembro, como parte do Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude – uma parceria do Sesc com a Paideia Associação Cultural. A montagem, uma produção da companhia Le Carrousel, foi encenada num espaço adaptado em meio às obras das futuras instalações da unidade.

Os bambas do HQ

O Sesc Pompeia realizou, no dia 6 de outubro, a 22ª edição do Troféu HQMIX, evento considerado o Oscar dos quadrinhos brasileiros. Na lista dos vencedores apareceram desenhistas de todo o país, premiados numa noite que contou com a presença de editores, pesquisadores, professores, jornalistas e amantes dos quadrinhos e do humor gráfico. O Troféu HQMIX é organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e pelo Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil (Imag), e conta com o apoio do Sesc São Paulo há vários anos.