Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Almanaque Paulistano

Almanaque Paulistano

Espetáculo Os Reis Preguiçosos no Museu do Ipiranga

Nos dias 18 e 19 de julho, às 19h, o Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), conhecido como Museu do Ipiranga, será o ponto de partida do cortejo-espetáculo Os Reis Preguiçosos, da companhia francesa Transe Express, um desfile com cerca de 150 artistas, carros alegóricos e um móbile gigante. A realização é do Sesc São Paulo, com apoio da Prefeitura de São Paulo, e integra a programação do Ano da França no Brasil. A atividade é gratuita.


O prédio do Museu do Ipiranga foi construído às margens do riacho do Ipiranga, onde dom Pedro I declarou a Independência do País, em 1822. Inaugurado em 1895, é o mais antigo museu da cidade e expõe peças que contam a história da sociedade brasileira entre os séculos 17 e 20. Ao todo, são 125 mil objetos entre esculturas, quadros e utensílios de bandeirantes, índios e da Família Real. O prédio é cercado por um enorme jardim, uma réplica em tamanho reduzido dos jardins do Palácio de Versailles, na França. Uma iluminação especial noturna, que ocorre em datas especiais, como 7 de setembro, revela detalhes da arquitetura do prédio. O museu fica na rua dos Patriotas com avenida Nazaré, s/nº, no bairro do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo. O telefone é (11) 6165-8000 e o ingresso custa R$ 2,00.

Vistas Contemporâneas


Exposição Moluscos Joias do Mar do Museu Oceanográfico da USP

Fica em cartaz, durante todo o mês de julho, a exposição Moluscos Joias do Mar, realizada pelo Instituto Oceanográfico, em parceria com o Museu de Zoologia e o Museu de Ciências, todos ligados à Universidade de São Paulo (USP), e pela Associação Brasileira de Conquiliologistas – colecionadores de conchas. A mostra reúne exemplares selecionados no acervo do Museu de Zoologia e também de colecionadores de todo o país e retrata a exuberância da natureza marinha, representada pelas formas e cores dos moluscos, organismos invertebrados e de corpo mole, dotados de conchas calcárias. “Suas conchas são realmente joias do mar”, afirma o biólogo e educador Sérgio Teixeira de Castro, chefe do Museu Oceanográfico, parte do Instituto. “Elas estão presentes em diversos segmentos sociais, como, por exemplo, na gastronomia e na saúde”. A exposição, que tem curadoria do doutor em zoologia Luiz Ricardo Simone, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. O endereço é Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária. O telefone é 3091-6587, e a entrada é franca.