Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Uma edição octogenária

Ilustração: Catarina Bessel
Ilustração: Catarina Bessel

Danilo Santos de Miranda

Diretor do Sesc São Paulo

 

Tendo por objetivo estimular a reflexão e a produção intelectual no campo da gerontologia, a Mais 60: Estudos sobre e Envelhecimento, que surgiu em 1988, com o título A Terceira Idade, chega a sua octogésima edição. Resultado de um trabalho que teve início em 1977, com os Cadernos da Terceira Idade, a revista dá continuidade à ação socioeducativa de comunicar e compartilhar ideias e conhecimentos com especialistas, estudantes e interessados no tema.

Ao acompanhar tendências, fatos e histórias de um Brasil que está envelhecendo, traz consigo questões ainda longe de serem resolvidas. Em julho de 2014, por exemplo, na primeira edição com a nova nomenclatura, o principal assunto abordado foi a violência contra a pessoa idosa. E, do início da pandemia até o presente momento, é importante ressaltar, esse tópico segue como motivo de discussão, pois, infelizmente, como noticiado, houve um aumento considerável no número de chamados, segundo dados do Disque 100.

Do mesmo modo, figuram nas páginas da revista novos contextos, futuros possíveis, como o sugerido pela Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030), resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS) que prevê, nesse intervalo, por meio de uma colaboração multissetorial, a promoção do envelhecimento com qualidade de vida para comunidades, famílias e pessoas idosas.

A Mais 60 abre espaço não apenas para assuntos que emergem e necessitam da análise e da crítica, mas também apresenta relatos de atividades voltadas ao público idoso, resenhas de filmes e livros que tratam do universo da longevidade e do processo de envelhecer, bem como entrevistas com pessoas que se destacam em suas trajetórias e vivem a velhice como mais uma fase da vida. De 2014 a 2021, foram 246 autores (pesquisadores, especialistas, estudantes e funcionários do Sesc), de diferentes regiões do país, que tiveram os seus trabalhos e reflexões publicados.

Como uma das ações do programa Trabalho Social com Idosos (TSI), a revista procura manter-se atualizada para trazer aos leitores a multidisciplinaridade e a transversalidade que caracterizam os saberes na área da gerontologia. No formato digital e impresso, disponível nas unidades do Sesc, instituições de ensino, bibliotecas, salas de leitura e grupos de estudo, o periódico cumpre o seu papel educativo e oferece, assim, a sua contribuição.

Boa leitura.