Postado em
Maria de Fátima Morethy Couto
Resumo
Este texto relaciona-se a um curso de curta duração que ministrei no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, em janeiro de 2019, e deriva de pesquisas que empreendo há vários anos sobre arte de vanguarda e crítica de arte no Brasil do século XX. Escolhi tratar o tema de modo fragmentado, dividindo-o em três tópicos distintos. Centrando-me na análise de textos de época e nas discussões em torno da eficácia da arte de vanguarda e de poéticas experimentais em um país periférico como o Brasil, pretendo evidenciar as tenso~es políticas e sociais que marcaram o debate arti´stico-cultural do peri´odo (1950–1970).
Palavras-chave: Arte de Vanguarda. Crítica de Arte. Neoconcretismo. Nova Figuração Brasileira. Arte Conceitual.
Abstract
This text relates to a short course I taught at the Center for Research and Training of SESC São Paulo, in January 2019, and derives from researches I have been undertaking for several years on avant-garde art and art criticism in twentieth-century Brazil. I have chosen to address this theme by splitting it into three distinct topics. Focusing the analysis on texts written at the time and the discussions around the effectiveness of avant-garde art and experimental poetics in a peripheral country such as Brazil, I intend to highlight the political and social tensions that marked the artistic-cultural debate of the period (1950–1970). Keywords: Avant-Garde Art. Art Criticism. Neoconcretism. New Brazilian Figuration. Conceptual Art.
Keywords: International Art Market. Brazilian Artist. Women Artist. Artprice. Gender.
Baixe o artigo completo aqui.