Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Museu da Faculdade de Medicina

Na saída do metrô Clínicas para a Avenida Doutor Arnaldo, uma obra de Tarsila do Amaral repousa solenemente no edifício de número 455. O busto do professor Guilherme Bastos Milward, esculpido pela artista modernista em 1937, é uma das peças preservadas e guardadas pelo Museu Histórico da Faculdade de Medicina, instituição criada em 1977 e rebatizada como Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz, há 26 anos, em homenagem a seu fundador, reconhecido médico e pesquisador da área de microbiologia e micologia médica.

O museu traça uma narrativa da história da medicina, pautada por marcos cronológicos da trajetória política e da saúde pública. No acervo, uma variedade de documentos e objetos capazes de nortear o visitante pelas transformações nas práticas médicas e de saúde entre os séculos 14 e 21. Destacam-se as pinturas e gravuras, livros e periódicos, fotografias, filmes, vestuários, esculturas, mobiliário e uma série de aparelhos usados no exercício médico entre os séculos 19 e 20.

Atualmente, uma das prioridades do museu é promover a interação com o público. Além de realizar visitas guiadas, desde 2013, é possível visitar o acervo virtual do museu pela página da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Exposições

Desde dezembro de 2016, o museu realiza a exposição

A Pele Enferma: Augusto Esteves e seu Museu de Cera, que já recebeu mais de cinco mil visitantes. A mostra reúne objetos, fotografias, documentos, desenhos e esculturas que apontam a trajetória do artista plástico Augusto Esteves e como ele dialogou com o mundo científico e da medicina. São aquarelas e objetos de cera que provocaram o interesse de cientistas e médicos entre os anos 1930 e 1950, em São Paulo.

Nesse acervo é dedicada uma atenção especial às doenças dermatológicas, visando a uma reflexão sobre aspectos clínicos dessas enfermidades, mas também para outro lado dessa realidade. Segundo a curadoria, a ideia é falar da pele como órgão do corpo humano capaz de nos conectar com o mundo exterior e, a partir daí, aprendermos mais sobre nossas capacidades de sentir, amar e mudar o mundo que nos cerca. A mostra fica aberta ao público até o final deste ano.

(Fonte: http://fm.usp.br/museu/o-museu/historico)

Serviço

Museu Histórico

“Prof. Carlos da Silva Lacaz” – FMUSP

Local: Faculdade de Medicina da USP

Avenida Dr. Arnaldo 455, sala 4306, São Paulo – SP

Visitação: De segunda a sexta, das 8h às 17h – grupos com mais  dez pessoas, visita guiada mediante agendamento prévio pelo

e-mail museu.historico@fm.usp.br ou pelo telefone (11) 3061-7249

Entrada gratuita

 

revistae | instagram