Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Rua do Ouro

 

Partindo da estação de metrô Sé, vale caminhar 250 metros até a Rua do Ouro: um espaço movimentado onde o tempo dilata para os transeuntes. Esbarram-se mulheres e homens cuja visão é roubada pelo brilho de correntes, anéis, pulseiras, brincos e outros acessórios. Com a salvaguarda da liberdade poética, talvez esse fosse o rabisco de impressões do navegante Marco Polo no livro Cidades Invisíveis, do escritor Ítalo Calvino. É ele quem serve como “os olhos” do imperador Kublai Khan ao visitar tantos e tão diferentes destinos. Quem sabe Polo e Calvino também ficassem intrigados quanto a esse micromundo que é a Rua Barão de Paranapiacaba em São Paulo?

No Centro da capital paulista, a rua já se chamou travessa do Padre Capão, rua da Mexia, das Sete Casas e da Caixa d’Água antes de receber a atual denominação. Advogado, professor, político, jornalista e poeta, João Cardoso de Meneses e Sousa, o próprio Barão de Paranapiacaba, não se tornou um imortal da literatura assim como José de Alencar e Machado de Assis, contemporâneos com os quais conviveu em meados do século 19. Mesmo assim, é dele o nome da rua que vai do número 25 ao 103 e que se tornou um movimentado ponto comercial da cidade. 

A alcunha Rua do Ouro foi dada apenas no século 20, depois de inaugurada a primeira fábrica e loja no endereço, em 1960. Hoje, é possível percorrê-la em poucos minutos, já que sua extensão é de, aproximadamente, 110 metros. No entanto, o tempo daqueles que por lá passam tende a se estender, principalmente se forem guiados pelos inúmeros vendedores que trabalham por lá.

Afinal de contas, esse é o destino certo de quem garimpa alguma joia para dar de presente ou busca as alianças do casamento. Ao todo, são mais de 300 lojas distribuídas em galerias e edifícios, para todos os gostos e bolsos. Por isso mesmo, tirar algumas horas para se deixar levar pelas opções pode se tornar uma verdadeira caça ao tesouro.

 


Serviço

Rua do Ouro

Onde: Rua Barão de Paranapiacaba, 25 a 103,
Sé, Centro, São Paulo – SP
Funcionamento: Lojas abertas
de segunda a sábado (consultar horários)

 

@revistae | @instagram