Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

MERGULHO SONORO

 

Foto: Nick Rutter

 

Festival Sesc de Música de Câmara reúne importantes nomes nacionais e estrangeiros da Alemanha, Inglaterra, França, Dinamarca, Estados Unidos, Romênia, Eslovênia, Portugal e Turquia, em oito unidades


O Festival Sesc de Música de Câmara celebra sua terceira edição com 34 apresentações de importantes nomes nacionais e internacionais, além da estreia mundial de obras compostas sob encomenda especialmente para o evento, que foi idealizado pela pesquisadora Claudia Toni, em curadoria compartilhada com a equipe do Sesc São Paulo. Subirão ao palco, entre os dias 22 de novembro e 2 de dezembro, músicos brasileiros e de outros nove países (Alemanha, Inglaterra, França, Dinamarca, Estados Unidos, Romênia, Eslovênia, Portugal e Turquia).

Entre as atrações estão o conjunto vocal inglês Tallis Scholars (foto), especializado em música sacra da Renascença, e o sexteto alemão de sopros e piano Berlin Counterpoint, liderado pelo clarinetista Sacha Rattle. Destaque também para o espetáculo O Mau Humor, do conjunto inglês Troupe, combinando música e contação de história – que será em português. Do Brasil, apresentam-se o Quarteto Camargo Guarnieri, os músicos Fábio Cury e Michele Agnes, entre outros.

Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, afirma: “A importância que a terceira edição do Festival Sesc de Música de Câmara assume é a de consolidar a missão institucional em apresentar e promover o encontro entre as várias vertentes e modos de fazer música e os diferentes públicos, iniciantes e iniciados”.

Miranda complementa dizendo que “a diversidade de formações e origens dos grupos determina ao público uma experiência sonora aprofundada, para conhecedores e para aqueles que se aventurarem nessa imersão musical que, além dos concertos, se completa com debates e atividades formativas”.

Os concertos são realizados nas unidades Bom Retiro, Campo Limpo, Consolação, Jundiaí, Rio Preto, São Carlos e Sorocaba. Também haverá programação no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Confira informações no portal sescsp.org.br/musicadecamara

 

“A diversidade de formações e origens dos grupos determina ao público uma experiência sonora aprofundada”


Danilo Santos de Miranda,
Diretor do Sesc São Paulo.

 


AFROFUTURISMO NO PRESENTE

 


Movimento político-filosófico que se manifesta em diversas linguagens artísticas, como literatura, cinema, música, artes visuais e moda, o Afrofuturismo combina a ancestralidade com elementos tecnológicos. Para ampliar o debate acerca dessa estética, o Sesc Bom Retiro realiza a atividade Afrofuturismo: Ficção e Imaginário Negro, de 3/11 a 12/12. Entre as ações estão um ciclo de conversas, oficina de escrita criativa e shows – o artista Rico Dalasam (foto) apresenta-se dia 20/11. O objetivo do projeto é dar visibilidade ao trabalho de autores negros, além de ampliar debates e reflexões.

 

 

JOVENS TALENTOS

 


A partir do dia 15/11, o Sesc Ribeirão Preto apresenta ao público os artistas premiados na 28ª edição da Mostra de Artes da Juventude. Criado em 1989, o evento estimula a produção de jovens artistas – entre 15 e 30 anos – e, desde então, ampliou seu alcance para ser, atualmente, um dos mais importantes projetos de incentivo à produção artística emergente no interior paulista. Neste ano, o tema Opacidades Relativas conferiu aos artistas Felipe Seixas, Lucas Costa, Rafaela Foz e Vine Ferreira o reconhecimento. Além da exposição de obras que refletem sobre os ruídos da vida urbana, a programação abrange oficinas e bate-papos.

 

SOMOS HERMANOS


Único país da América do Sul a ter o português como língua materna, o Brasil não deixa de ser uma nação latino-americana pela geografia e por compartilhar da miscigenação entre indígenas, europeus e africanos. Por isso, em novembro, o Sesc Itaquera realiza o projeto Sim, Somos Latinos. Na programação, espetáculos de circo, teatro e música, além da exibição de curtas-metragens. Ações que mostram particularidades e semelhanças dos hermanos. Entre as atrações, o grupo Raíces de América, formado por músicos argentinos, chilenos e brasileiros, e conhecido na década de 1980 pela canção Fruto do Suor, que virou um hino dos imigrantes latinos radicados no Brasil.

 

 

 

Estreia neste mês, no Sesc Vila Mariana, Estado de Sítio, novo espetáculo de Gabriel Villela, baseado em
texto de Albert Camus, que faz uma reflexão sobre o medo, sentimento que domina uma cidade assolada pela peste.

 

 

CINEMA E MEIO AMBIENTE


De 3 a 30/11, as unidades Pinheiros, Birigui, Registro, Ribeirão Preto, Santos e Presidente Prudente recebem a mostra Giro Ambiental – Narrativas Audiovisuais. Nela destacam-se obras cinematográficas que estimulam a reflexão sobre a sociedade e o meio ambiente. Na programação, serão exibidas produções latino-americanas provenientes de comunidades cujos protagonistas são, em alguns casos, os seus próprios moradores. Além disso, o público poderá participar de debates que permitem um mergulho crítico acerca dessa temática retratada pela sétima arte.

 

HOMEM X MÁQUINA

 


Quais os impactos provocados pela inteligência artificial na sociedade? Essa é a questão que guia o Simpósito de Inteligência Artificial e Consciência, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Um dos objetivos do encontro, realizado nos dias 28 e 29/11, no Sesc 24 de Maio, é promover um espaço inter, multi e transdisciplinar para debates sobre os impactos sociais da inteligência artificial, particularmente aqueles que são decorrentes do período entre 2006 e 2010. Na programação, destaque para a presença de pesquisadores de duas líderes globais de tecnologia (IBM e Amazon), que irão expor desafios e prognósticos.

 

 

@revistae | @instagram