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Ernest Cañada

Resumo

O presente artigo sintetiza os principais resultados de uma pesquisa mais ampla sobre a precarização do trabalho das camareiras na Espanha, em consequência da generalização das práticas empresariais de terceirizar os principais departamentos dos hotéis, a partir da reforma trabalhista de 2012.

Para esta parte da pesquisa, utilizaram-se entrevistas em profundidade semiestruturadas com 24 camareiras terceirizadas e com 20 informantes-chave (sindicalistas, empresários e diversos profissionais ligados a hotéis).

O trabalho baseou-se numa metodologia participativa de acompanhamento de sindicatos e organizações de trabalhadoras na denúncia das consequências da terceirização.

Desse modo, foram identificadas as principais consequências que a terceirização dos departamentos de governança está tendo nas condições de trabalho.

Palavras-chave: Camareiras. Condições de trabalho. Terceirização.
Hotel. Precariedade. Reforma trabalhista.

Abstract

This paper summarizes the main results of a broader research on the labor precariousness of the hotel maid work in Spain as a consequence of the widespread business practices of outsourcing central departments of hotels after the 2012 labor reform.

This part of the research consists of semi-structured in-depth interviews with 24 outsourced hotel maids and 20 key informants (labor unionists, entrepreneurs and different professionals related to hotels).

In addition, the research has been based on a participatory methodology of following worker organizations and unions in the reports on the outsourcing consequences.

By that means, the main consequences in the workers' labor conditions by outsourcing housekeeping departments have been identified.

Keywords: Hotel maids, labor conditions, outsourcing, hotel, precariousness,
labor reform.

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