Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Joan Buades

Resumo

A globalização do turismo (com o surgimento da superpotência balear) antes da eclosão da crise financeira do final da década passada, longe de
representar um avanço nas possibilidades de bem-estar das populações anfitriãs, explicitou sua perfeita consonância com a tripla ameaça que o neoliberalismo representa em escala mundial: o agravamento da crise
ambiental, a insensibilidade social e a perseguição à ideia de democracia real local e planetária. Associar o turismo de massa com o conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é um contrassenso para qualquer
pessoa ou coletivo que deseje melhorar as condições de vida de sua região ou do próprio planeta.

Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa. Turismo. Empresas
transnacionais. Globalização. Neoliberalismo. Balear. República
Dominicana. Brasil. México.

Abstract
The globalization of tourism (with the emergence of the Balearic superpower) before the explosion of the financial crisis at the end of the last decade, far from representing a progress in the welfare possibilities for the host populations, has shown its perfect adjustment to the triple threat represented by the neo-liberalism worldwide: the worsening of the environmental crisis, social insensitivity and harassment of both actual local and global democracy. Linking mass tourism with the idea of Corporate Social Responsibility (CSR) is nonsense for any person or group that wishes to improve the living conditions of their region or the Planet.

Keywords: CSR, tourism, transnational corporations, globalization,
neo-liberalism, the Balearic Islands, the Dominican Republic, Brazil,
Mexico.

Baixe o artigo completo em PDF.