Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

A arte de representar

Foto: Lourenço Monte Mor


Espetáculos, performances, rodas de conversa e leituras cênicas fazem
parte de uma programação que discute o fazer teatral contemporâneo


O projeto Dramaturgias, que apresenta um panorama da produção dramatúrgica brasileira contemporânea no Sesc Ipiranga, tem início no mês de junho. São três os eixos programáticos principais – formação de público, publicação de textos e temáticas de espetáculos –, e a ideia é estabelecer uma teia de relações entre novos e consagrados dramaturgos, além de promover a discussão sobre os temas expostos.

“A partir de um conjunto de programação plural e diverso, mas recortado de forma a garantir a fruição do público em três dimensões da produção dramatúrgica brasileira contemporânea, o Dramaturgias busca proporcionar um ambiente de debates e criação para o fortalecimento do teatro como importante linguagem artística de problematização e transformação social”, explica Tommy Ferrari Della Pietra, animador cultural do Sesc Ipiranga.

Entre as questões em debate sobre esta arte estão: como tem sido a formação técnica, teórica e prática do dramaturgo nas escolas de teatro? Quais as possibilidades de edição e publicação de textos teatrais? O que a dramaturgia tem a dizer hoje e como ela pode ser uma ação provocadora e reveladora do nosso tempo?
Para participar da programação, que começa no dia 8, foram convidados importantes nomes das artes cênicas brasileiras, como Ligia Cortez, Newton Moreno e Roberto Alvim.

“O Dramaturgias busca proporcionar um ambiente de debates e criação para o fortalecimento do teatro como importante linguagem artística de problematização e transformação social.”


Tommy Ferrari Della Pietra
animador cultural do Sesc Ipiranga


 

Saudosa Maloca

Foto: Divulgação


Dos primeiros passos como ator de rádio, cinema e TV até o sucesso como compositor e cantor, João Rubinato – eternizado como Adoniran Barbosa – é homenageado em duas atividades no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em junho. De 19 a 21, é realizado o minicurso Adoniran Barbosa: Trajetória Artística e Memória Viva. Já no dia 21, o show Adoniran em Partitura: 12 Canções Inéditas apresenta obras que nunca foram a público. Ambas as atividades terão participação de Sérgio Rubinato, sobrinho de Adoniran, Esterzinha de Souza, cantora do rádio dos anos 1950, Carlinhos Vergueiro, parceiro de Adoniran, entre outros convidados.

 

 


 


Para Construir, Habitar e Fruir

Foto: Fernanda Toscano


Como as artes e a arquitetura propõem juntas uma nova forma de construir, habitar e fruir? Essa é a proposta do Arquite-tô, projeto que teve início em maio no Sesc Pinheiros e que dá continuidade às oficinas, apresentações artísticas e cursos neste mês. Com o objetivo de refletir sobre o quanto artistas e arquitetos podem inspirar pessoas a se apropriarem de novos recursos e conhecimentos sobre o habitar, a atividade divide-se em três eixos: “Retomada da Cidade”, “Artes e Arquiteturas em Tempos de Transformação” e “Jeitos de Morar”.

 


Vozes da África

Foto: Eduardo Rocha


No Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), o Sesc Vila Mariana realiza o Sarau Vozes Femininas da África, com mulheres que vivem em situação de refúgio no Brasil. Na ocasião, a atividade será conduzida pela poeta e atriz Jô Freitas, idealizadora do Sarau Pretas Peri e poeta residente do Sarau das Pretas. Representantes de Angola, Moçambique, República Democrática do Congo e Gana vão compartilhar com o público contos, versos e canções que representam a realidade, anseios e lutas em seus países de origem.


 

Aluê de Moreira

 


Durante o mês de junho, o Sesc TV exibe o show do primeiro trabalho autoral do percussionista Airto Moreira, o álbum Aluê, gravado no Sesc 24 de Maio. Acompanhado pela filha e cantora Diana Purim, José Neto (guitarra), Vitor Alcântara (saxofone/flauta), Fabio Leandro (piano), Sizão Machado (contrabaixo) e Carlos Ezequiel (bateria), Airto interpreta composições de mais de 30 anos de carreira. O resultado é um virtuoso trabalho desse percussionista que já tocou com grandes nomes da música, como Hermeto Pascoal e Chick Corea. O show será transmitido nos dias 6, 7, 9, 10 e 11/6 pelo canal 128 da Oi TV e pelo site www.sesctv.org.br.

 

 

Foto: João Caldas

 

Aos 82 anos, o ator e roteirista Jean-Claude Bernardet faz sua estreia na direção do espetáculo À Procura de Emprego, texto do dramaturgo francês Michel Vinaver, traduzido por Bernardet, em cartaz até 10 de junho no Sesc Santo Amaro

 

@sescrevistae | instagram