Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade

Mais de 12 mil títulos de jornais, revistas e outras publicações periódicas fazem parte do acervo da Biblioteca Mário de Andrade. Nas notícias, reportagens e artigos disponíveis para consulta, pode-se conhecer a sociedade brasileira de outras épocas e mergulhar em capítulos marcantes da história do Brasil e do mundo desde o século 19 até hoje.


Fotos Paolo Giorlando e Silas Batista
 

Raridades
É possível, por exemplo, pesquisar jornais brasileiros da época da Segunda Guerra Mundial, do Estado Novo ou da ditadura militar. Há também coleções raras, como os primeiros jornais satíricos brasileiros, por exemplo, O Lagarto: Jornal da Sociedade do Tatu, que circulou no Rio de Janeiro entre 1832 e 1833, e a Semana Ilustrada, de 1860. A Biblioteca possui também a única coleção completa no Brasil (com exceção do número 241) de O Pirralho, periódico literário, político e de humor lançado por Oswald de Andrade em 1911, que possuía colunas semanais do cronista satírico Juó Bananére, pseudônimo do poeta, cronista e engenheiro civil Alexandre Ribeiro Marcondes Machado. 

Acervo
Fundada em 1925, a Biblioteca Mário de Andrade é a maior biblioteca pública de São Paulo e a segunda maior do país – ficando atrás apenas da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Localizada na Rua Dr. Bráulio Gomes, no centro de São Paulo, em um prédio anexo ao principal, a hemeroteca é o local que abriga a maior parte dos títulos de jornais e revistas da biblioteca.

Algumas obras raras e a coleção de periódicos de artes, com cerca de 1.200 títulos e 10.200 fascículos, encontram-se no edifício principal, na Rua da Consolação. Antes de buscar um periódico, recomenda-se averiguar a localização e entrar em contato para verificar a possibilidade de consulta da obra.
 

Serviço

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94 – Centro
(11) 3775-0002
Sala de Estudos, Sala de Convivência, fSalas expositivas e Terraço abertos das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira e aos sábados e domingos, das 8h às 20h; Sala Sérgio Milliet, de 2ª a 6ª, das 9h às 19h

Hemeroteca
Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139 – Centro
(11) 3775-1402
2ª a 6ª, das 09h às 17h, mediante agendamento
Fonte: Prefeitura de São Paulo
www.prefeitura.sp.gov.br
 

::