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Avaliação físico-funcional e social com idosos no Sesc: um projeto integrado entre as áreas de assistência e esportes

Foto: Jr. Panela
Foto: Jr. Panela

(1) Maria Clotilde B. N. Maia de Carvalho
(2) Rosimeiri Martins Gil 
(3) Ingrid Rochelle Rego Nogueira
(4) Larissa Shelly de Souza Sebastião
(5) Conceição Rocha Damascena
(6) Neide Alessandra Périgo Nascimento
(7) Iuli Pereira Masson

 

Resumo

O Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc busca desenvolver projetos que visam alcançar um envelhecimento ativo, por meio da realização de ações socioeducativas e em saúde, com o intuito de aumentar a expectativa de vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo. Assim, o artigo destaca e analisa os resultados da ação do Sesc, baseada no Projeto “Avaliação Físico-Funcional e Social com Idosos”, que tem como objetivo diagnosticar a aptidão do aluno a fim de elaborar e prescrever programas de atividades que resultem em maior eficiência e que possam contribuir na execução das tarefas diárias, melhorar a qualidade de vida e identificar quais capacidades físicas estão declinando com o processo de envelhecimento. Foi definida a avaliação por ser uma estratégia educativa que possibilita a realização de diagnóstico com prescrição adequada para programas eficientes de exercícios físicos. Para implantação da proposta – simultaneamente à capacitação dos profissionais – foram realizados mutirões com grupos de idosos. Considerando a abrangência da entidade em nível nacional, os resultados obtidos originaram um banco de dados que permitem, de forma simples e rápida, identificar o perfil dos participantes, viabilizando indicadores quantitativos e qualitativos, para o acompanhamento do trabalho. 

Palavras-chave: idosos; avaliação físico-funcional e social; atividade física.

Abstract

The social work with elderly people at Sesc aims to develop projects to achieve an active aging through the implementation of socioeducational activities and health, in order to increase healthy life expectancy and quality of life for all people who are aging. Therefore, the article highlights and analyzes the results of an action Sesc based Project “Physical Evaluation, Functional and Social with Elderly”, which aims to diagnose the ability of the student to develop and prescribe activities programs that result in greater efficiency and can contribute in carrying out daily tasks and improve their quality of life, and identify which physical capabilities that are already declining in the aging process. Defined evaluation to be an educational strategy that enables the performance diagnostic with proper prescription for an effective exercise program. For implementation of the proposal – both the training of professionals – they were conducted joint efforts with elderly groups. Considering the scope of the entity at the national level, the results yielded a database that enable to quickly and easily identify the profile of the participants enabling quantitative and qualitative indicators for monitoring the work. 

Keywords: elderly; physical evaluation, functional and social; physical activity
 

(1) Assistente social do Trabalho Social com Idosos do Sesc Administração Nacional, Mestre em Serviço Social e especialista em Gestão de Programas Intergeracionais. email: mmaia@sesc.com.br 

(2) Assessora técnica do Departamento de Lazer do Sesc Administração Nacional e Doutoranda em Sociologia dos Desportos(FMH/UTH – Portugal). email: rmgil@sesc.com.br

(3) Supervisora do Trabalho Social com Idosos do Sesc Fortaleza, assistente social, especialista em Saúde Pública e especialista em Saúde da Pessoa Idosa. email: ingridnogueira@sesc-ce.com.br

(4) Estagiária da atividade Trabalho com Grupos/Trabalho Social com Idosos do Sesc Administração Nacional, estudante de Serviço Social da Uerj. email: lsebastiao@sesc.com.br

(5) Graduada em licenciatura plena em Educação Física e especialista em Avaliação da Performance Humana pela Escola Superior de ducação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE), gestora da padronização nacional da avaliação física do Departamento Nacional do Sesc – Departamento Nacional (DN) no Sesc Pernambuco-PE. email: cdamascena@sescpe.com.br

(6) Assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc-SP; Doutoranda do curso de pós-graduação de Nutrição e da disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM). email: alessandrap@sescsp.org.br

(7) Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG), gestor técnico do programa de avaliação Micro-Physique no Sesc e avaliador físico no setor de Desenvolvimento Físico Desportivo – Unidade executiva Campinas/Sesc-GO e pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), certificado pela The International Society for the Advancement of Kinanthropometry (Isak). email: imasson@sescgo.com.br