Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

Negritude em pauta

Atividades deste mês intensificam reflexão sobre a cultura afro-brasileira e sobre a igualdade de direitos da população negra no país

Foto: Alécio Cezar

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, data dedicada à reflexão sobre a cultura afro-brasileira e à luta pela igualdade de direitos da população negra no país. A data também homenageia Zumbi, um dos ícones da resistência contra a escravidão no Brasil, que teria sido a principal liderança do Quilombo dos Palmares. Ao longo do mês, diversas unidades do Sesc trazem atividades sobre o tema, reforçando uma ação que integra a programação durante todo o ano.

“O Sesc produz conhecimento, promove reflexão sobre as violências visíveis e invisíveis que os afrodescendentes sofrem, desenvolve e executa projetos voltados para a promoção da igualdade de raça e de gênero e discute as relações entre ancestralidade, mestiçagem e consciência racial no país”, afirma a assistente técnica na Gerência de Estudos e Programas Sociais Marina Herrero. “Tomar consciência e fortalecer o discurso e a cidadania para romper com o ‘não lugar’ e o silêncio que rodeia essa questão racial é uma pauta permanente das ações socioeducativas do Sesc”, completa.

As programações tratam do tema por meio de música, teatro, oficinas, vivências, palestras e debates. No Sesc Belenzinho, a mostra Motumbá – Memórias e Existências Negras apresenta shows musicais e outras linguagens interpretadas por grupos e artistas negras, negros e/ou periféricos. No Sesc Pompeia, uma programação com foco na visibilidade política e estética das mulheres negras reúne contação de histórias, intervenções, performances, oficinas e bate-papos sobre temáticas diversas, como “O feminismo negro e as redes sociais” e “Afetividade para as mulheres negras”. No Sesc Santos, o evento Habitar Afetos e Narrativas – Negr@S Protagonist@S traz artistas, educadoras e pesquisadoras para abordar o feminismo negro com múltiplas linguagens artísticas.

No Sesc Pinheiros, uma série de atividades lembra que a luta dos negros no Brasil também é a luta dos povos indígenas, chamados no período colonial de “negros da terra”, por também terem sido obrigados a trabalhar como escravos. A programação conta com bate-papo com griots e pajés, palestra sobre a imagem de índios e negros pelas lentes de fotógrafos, encontro discutindo o papel dos saraus e do hip-hop como foco de resistência, entre outras atividades. Além disso, de 11 a 19 de novembro, as unidades de Pinheiros, Santo André, Consolação e Osasco realizam roteiros que percorrem lugares ligados a história, música, religiosidade e tradições afro-brasileiras.
 

“Tomar consciência e fortalecer
o discurso e a cidadania para romper com
o ‘não lugar’ e o silêncio que rodeia essa
questão racial é uma pauta permanente
das ações socioeducativas do Sesc”

Marina Herrero, assistente técnica na
Gerência de Estudos e Programas Sociais


Mulheres no Turismo

Ilustração: Elisa Carareto 


O protagonismo feminino na atividade turística é o tema do Festival de Turismo Mulheres no Mapa, realizado nas unidades do Sesc de 21 de outubro a 6 de novembro de 2016. A programação, com roteiros, bate-papos, oficinas, exibição de filmes e documentários, entre outras atividades, é um convite para a reflexão sobre as possibilidades de empoderamento feminino propiciadas pelo turismo, as experiências vivenciadas, os desafios e dificuldades da participação das mulheres nesses contextos.

Conheça o festival Mulheres no Mapa.


Informações em Museus


O Sesc Bom Retiro recebe o IV Seminário Serviços de Informação em Museus, nos dias 8 e 9 de novembro. Realizado pelo Sesc e pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, em sua quarta edição o Seminário discute a Informação Digital como Patrimônio Cultural, abrindo um espaço de discussões para que sejam criadas e adotadas novas estratégias de preservação e armazenamento de bens culturais digitais por museus, através de experiências e projetos desenvolvidos em instituições brasileiras e internacionais.

Confira mais informações.
 

Música de Câmara

Foto: Divulgação

Entre 22 de novembro e 4 de dezembro, o Sesc realiza a segunda edição do Festival Sesc de Música de Câmara. Em duas semanas de programação, 12 conjuntos convidados apresentam 50 concertos em dez unidades do Sesc na capital e no interior, além de outros espaços como a Igreja da Boa Morte, no centro de São Paulo. Os cerca de 120 intérpretes, em sua maioria jovens músicos, possuem grande diversidade de perfis e tocam um repertório que vai do mundo antigo ao contemporâneo em abordagens inovadoras.

Conheça a programação.
 

Leite Derramado

Foto: Matheus José Maria

Até 13 de novembro está em cartaz no Sesc Consolação o espetáculo Leite Derramado, adaptação cênica da Cia. Club Noir para o romance homônimo de Chico Buarque. Com direção de Roberto Alvim, a peça estreou no dia 14 de outubro e faz parte da Extensão Mirada, com espetáculos que estiveram presentes na 4ª edição do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos. Vencedor de prêmios como o Jabuti de “livro do ano” quando foi lançado em 2009, Leite Derramado concebe uma visão de séculos da história do país, apontando a necessidade de reconstruirmos procedimentos éticos em direção a novas possibilidades de ação política.

Mais informações aqui.
 

Formas de Conviver

Até 4 de dezembro o Sesc Ipiranga apresenta a exposição Campos de Preposições, idealizada pelo coletivo mul- tidisciplinar O Grupo Inteiro. A mostra,  aberta em setembro, propõe uma reflexão sobre os modos de convivência a partir das relações entre as pessoas, os objetos e a esfera pública. A ação ocupa áreas de convivência da unidade e do bairro do Ipiranga – como o Monumento à Independência do Brasil –, com instalações, performances e oficinas realizadas em parceria com artistas convidados, como Elizabeth Wright e Anthony Davies, professores da Central Saint Martins – University of the Arts London.

Confira a programação.

 

“O QUE ME MOVE É A CENTRAL NUCLEAR DENTRO DE MIM:

A OBSESSÃO PELO TRABALHO E A OJERIZA AO TÉDIO”

TOM ZÉ, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
O artista lançou seu novo disco Canções Eróticas de Ninar
nos dias 8 e 9 de setembro, no Sesc Pompeia.